Vinho

Parece um milagre que São Joaquim, a 1.400 metros de altitude, já reúna 19 vinícolas que conseguiram criar mais um atrativo para a cidade, que agora recebe 200 mil turistas por ano, contra 60 mil quando o único atrativo era o frio. Essa conquista ganha mais valor quando se sabe que ali se supera um desafio: a produtividade dos parreirais é um terço inferior ao polo gaúcho, algumas dezenas de quilômetros abaixo.

Armas

Na assumida compulsão contra o atual governo central, a Globo escalou a jornalista catarinense Sonia Bridi para produzir a série “À mão armada”, para expor os efeitos da política armamentista de Bolsonaro. O que é o primeiro podcast produzido pelo Globoplay, foi  lançado no domingo no Fantástico. As consequências do recente desmonte do Estatuto do Desarmamento são desastrosas, afirma o documentário gravado em áudio e narrado em primeira pessoa por Sônia.

Estamos fora

Os três senadores de SC (Esperidião Amin, Dário Berger e Jorginho Mello) não assinaram a CPI da Covid, aquela que o ministro “supremo” Luís Roberto Barroso mandou abrir.

Resolvam logo!

É mais que compreensível – chega de idas e vindas, do fica-não-fica – a preocupação do Conselho das Federações Empresariais de SC (Cofem) que ontem emitiu nota em que pede agilidade no julgamento do processo de impeachment do governador afastado Carlos Moisés. O cidadão-contribuinte pensa e quer a mesma coisa. A manifestação veio a público após o presidente do Tribunal do Impeachment e do Tribunal de Justiça de SC, desembargador Ricardo Roesler, conceder novo prazo aos denunciantes e ao denunciado, o que frustrou a possibilidade de julgamento imediato. A novela segue.

Palanque

Em busca de palanques estaduais para uma possível candidatura presidencial de Lula em 2022, o PT aposta na reaproximação com antigos aliados que se afastaram ou romperam com o partido após o impeachment de 2016. Conforme “O Globo”, em SC o ex-governador Raimundo Colombo (PSD), um dos cotados para concorrer ao governo, se mantém distante do bolsonarismo dentro da sigla, mas nega interesse em reeditar a aliança feita com o PT em 2014.

Vergonha

Só o Rio de Janeiro é capaz de produzir tal façanha. Seu governo criou uma campanha pró-vacina onde o destaque é um homem usando máscara, mas de cabeça para baixo. A repercussão já é  internacional. Os jornais Le Monde, francês, e The Guardian, inglês, compartilharam a gafe. O governo carioca pediu desculpas pelo “equivoco”.

Mais polícia

Uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) abriu espaço para o nascimento de um novo tipo de polícia no País: a Judicial, para atuar no interior de tribunais, instaurar “procedimentos preliminares apuratórios” e até mesmo realizar diligências. Segundo o “Estadão”,  o Tribunal Regional Federal da 2.ª Região, com sede no Rio, é o primeiro a instalá-la, com base na resolução. O TRF-4,  com sede em Porto Alegre e jurisdição sobre SC, Paraná e Rio Grande do Sul, estuda adotar o modelo. E, evidentemente, Tribunais de Justiça dos Estados, já estudam institui-lo. As críticas já começam a aflorar. O Judiciário quer criar uma polícia própria para chamar de sua. A conta se sabe para quem vai.

100% mulher

O Centro de Diagnóstico de Sanidade Animal (Cedisa), em Concórdia, vem chamando a atenção por uma particularidade: é 100%  formado por mulheres. São 42, dentro de um dos mais importantes elos do agronegócio, diretamente responsável pela sanidade animal e qualidade dos alimentos.

Drama

A maioria dos prefeitos de SC vive um drama: prorrogar as datas de vencimento de alguns tributos municipais e assumir o risco de atrasar o pagamento de salários de seus servidores, ou manter as datas inicialmente previstas? Uma breve enquete já pode servir de base para tomada de decisão.

Fama dividida

O conhecido navegador catarinense Vilfredo Schurmann assiste, orgulhoso, sua fama ser dividida em família. É que sua sobrinha neta,  a modelo, instrumentista e compositora Ana Schurmann, de 25 anos, decolou como cantora. No momento vivendo na Nova Zelândia, para se proteger da crise sanitária, faz sucesso em muitos países com a música “Tell me”. A arrancada para a fama veio depois que a BBC destacou a canção em sua playlist.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome