Poder

O ministro catarinense do Superior Tribunal de Justiça, Jorge Mussi, será o futuro corregedor do Conselho Nacional de Justiça. O atual vice-presidente do STJ conhece a função muito bem. Exerceu-a na Justiça Federal, por dois anos, aplicando sua experiência como presidente do Tribunal de Justiça de SC, quando se obteve 70% de sucesso nas conciliações. Em números: a cada 100 mil processos, 70 mil foram arquivados por conta da conciliação.

Bolsonaro à frente

Projeção publicada ontem pelo jornal “O Estado de S. Paulo” indica vantagem de Lula em 15 Estados e de Bolsonaro em oito, incluindo SC. No Sul, o retrospecto para o PT em SC, Paraná e Rio Grande do Sul é bem ruim: o partido não vence uma disputa presidencial desde 2002. No primeiro turno de 2018, os catarinenses deram a Bolsonaro a maior vantagem contra o então adversário do PT, Fernando Haddad: 66% a 15%. Desta vez há uma tendência, ainda não muito clara, no Rio Grande do Sul, onde o PT venceu no Estado nos primeiros turnos de 2010 e 2014, quando a candidata era Dilma Rousseff. Em 2018, Bolsonaro ganhou de Haddad por 53% a 23%. A projeção do Estadão Dados indica que não há um líder isolado na região atualmente.

Idade

Lamentáveis alguns comentários em rede social quanto à idade – 84 anos – da ex-primeira-dama de SC, Ivete Appel da Silveira, que é primeira suplente do senador Jorginho Mello que, se conseguir a eleição para governador, ela assume seu posto no Congresso Nacional. Ela não tem culpa, se isso pode ser dito. Ela é resultado do sistema, da lei, da regra, que precisa mudar. A idade dela é um detalhe e, pessoalmente, uma graça, um privilégio, com sua saúde e lucidez.

Tradição

Tocante ver o ex-governador Raimundo Colombo, em rede social, na Sexta-feira Santa, juntando-se a milhares de conterrâneos na Serra, colhendo marcela. Há uma crença de que que nesse dia o orvalho que cai sobre o arbusto traz benções especiais. Este espaço valoriza muito tais atitudes. Tornam as pessoas melhores, em todos os sentidos.

Na onda

Novo presidente da Confederação Brasileira de Surf, o catarinense Teco Padaratz já mostra serviço. Enquanto busca apoio político em projeto pela regulamentação da profissão de surfista, em movimento semelhante ao que ocorreu no skate, e tenta reativar o circuito nacional, que está parado, está decidindo sobre as duas sedes da entidade: uma administrativa, em Florianópolis, e outra, jurídica e comercial, no Rio de Janeiro. O plano, a partir daí,  é resgatar a grandeza do surfe nacional.

Pré-candidato

Mesmo escanteado no União Brasil, onde o presidente da sigla e deputado Luciano Bivar está confirmado como pré-candidato ao Palácio do Planalto, o ex-juiz federal Sergio Moro pretende manter sua rotina de viagens pelo país. Há agendas programadas em Minas Gerais e SC para as próximas semanas.

Mercado de arte

Entre 133 expositores e mais de 3.500 obras em cinco dias de evento, a galeria que representa o artista joinvilense Sérgio Adriano H, de acordo com a revista especializada em arte “Select”, está na lista dos estandes Top da SP-Arte, encerrada no dia 10.  A Choque Cultural, sediada em São Paulo, aparece entre as 10  galerias mais impactantes da feira paulistana, considerada a maior da América Latina. A publicação destaca:  “Um grupo de trabalhos do artista Sergio Adriano H escancara a necessidade de ampliar o pensamento descolonial para os campos da educação e da religião”.  Em SC  a novidade que envolve o artista é a prorrogação da exposição “Ser Negro” até o dia 29,  na Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew, em Joinville.

Conclusão

Principal conclusão do conselho consultivo do Grupo de Trabalho da Câmara dos Deputados que analisa a adoção do semipresidencialismo no Brasil: não há necessidade de tantos partidos. Há 23, oficialmente. Um absurdo.

Quem vem

A Oktoberfest de Blumenau, cancelada em 2020 e 2021 e que volta este ano, de 5 a 23 de outubro, está anunciando uma das atrações internacionais. É Steffen Peter Haas, conhecido como Peter Wackel, um dos mais populares cantores da Alemanha e que faz sucesso em toda Europa.

País estranho

Estranho mesmo este nosso Brasil. Não tem dinheiro para compra de absorventes para mulheres pobres mas tem para compra de Viagra para militar brocha.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome