Este sábado, é o “Dia D” de vacinação contra a gripe. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município realizarão atendimento, ininterrupto, das 8 às 16h30.

A vacinação é destinada a crianças de 6 meses a 6 anos incompletos, gestantes, mulheres que deram à luz recentemente, pessoas com idade superior a 60 anos, portadores de doenças crônicas e síndromes, população indígena e carcerária, funcionários da área da saúde e do sistema prisional e professores de escolas públicas e particulares (confira detalhes no cronograma abaixo). Até o momento pouco menos de 3 mil pessoas foram imunizadas no município.

A campanha prosseguirá até o dia 31, com vacinação em todas as unidades (confira endereços abaixo), no horário das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30. Já na UBS central o atendimento é de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e às segundas-feiras ocorre somente no turno da tarde. Para receber a vacina basta apresentar cartão do SUS e caderneta de vacinação.

Grupos prioritários da campanha

Crianças de 6 meses a 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias);

Gestantes (em qualquer tempo gestacional);

Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto);

Pessoas com 60 anos ou mais;

População indígena;

Portadores de doenças crônicas e síndromes;

Trabalhadores da área da Saúde (serviços públicos e privados);

Professores de escolas públicas e particulares;

População carcerária e funcionários do sistema prisional.

Gripe em Santa Catarina

Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, em 2019, até o dia 24 de abril, foram confirmados 13 casos de influenza, sendo 9 (69,2%) pelo vírus A (H1N1); 3 (23,1%) pelo vírus A (H3N2) e 1 (7,7%) está aguardando subtipagem. Uma morte foi notificada no dia 5 de março de 2019 pelo vírus Influenza A (H1N1). O paciente morava em Tubarão, tinha 52 anos, era portador de diabetes mellitus e fez uso de Oseltamivir (Tamiflu) no mesmo dia do início dos sintomas.

Em todo o ano de 2018, foram 461 casos de influenza no Estado, 59 pessoas morreram. A maior proporção de óbitos foi entre pacientes com mais de 60 anos (49,2%).

Cuidados e prevenção

Além da vacina, é recomendado adotar algumas medidas de prevenção para evitar a gripe:

Higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar; a higienização também é importante depois de usar o banheiro; antes das refeições; antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz; evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimão, bancos, maçanetas), além de manter hábitos de alimentação saudáveis, com ingestão de líquidos e realização de atividades físicas.

Pessoas com influenza devem evitar contato com outras pessoas.

Em caso de suspeita, o paciente deve procurar atendimento médico o mais rápido possível. O tratamento precoce com Oseltamivir (Tamiflu) reduz tanto os sintomas quanto a ocorrência de complicações da influenza e está disponível em todas as unidades de saúde e hospitais de Santa Catarina.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome