Iniciada dia 18 passado, a campanha de vacinação tríplice viral, para pessoas de 20 a 29 anos tem seu Dia D neste sábado, 30, quando, além da unidade central (Madre Paulina), os postos de saúde de Claraíba e Trinta Réis também estarão abertos, das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia.

A vacina imuniza contra caxumba, rubéola e sarampo e deve ser aplicada em todas as pessoas desta faixa etária que ainda não receberam a dose.

A gerente de Imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC), da Secretaria de Saúde de Santa Catarina, Lia Quaresma Coimbra, observa que os adultos nesta faixa etária são os que mais tem contraído sarampo no Estado, por isso a importância da vacinação “Pessoas com idade entre 20 e 29 anos precisam ter tomado duas doses da vacina ao longo da vida. Quem não tomou, não lembra ou não tem mais a carteirinha de vacinação, precisa procurar uma unidade de saúde”, esclarece.

Entre os dias 18 e 22 de novembro, primeira semana da 2ª etapa da Campanha de Vacinação, 40,7 mil catarinenses comparecem às unidades de saúde para tomar a dose contra a doença. Desse total, 14.252 precisaram se imunizar. Os demais estavam com a situação vacinal em dia. Segundo estimativa do Ministério da Saúde, Santa Catarina teria que vacinar, nesta etapa, cerca de 420 mil pessoas no total.

A enfermeira Arieli Fialho, chefe da Divisão de Imunização da DIVE/SC, ressalta que mesmo com o fim da Campanha de Vacinação, as doses vão continuar disponíveis nos postos de saúde para a imunização de pessoas de todas as faixas etárias, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

Quem precisa se vacinar:

  • bebês com idade entre seis e 11 meses: dose zero
  • crianças com um ano: dose um
  • crianças com um ano e três meses: dose dois e última dose por toda a vida

Aqueles que não sabem se já estão imunizados, precisam atualizar a situação vacinal de acordo com a faixa etária:

  • de 20 a 29 anos: duas doses
  • de 30 a 49 anos: uma dose

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome