A Secretaria Municipal de Saúde deliberou hoje, 25, que a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para covid-19 do Hospital Imaculada Conceição, com 16 leitos, será fechada a partir do dia 31 de março, quinta-feira. Conforme a secretária de Saúde, Marineidi Montibeller, o local já não recebe novos pacientes, e de acordo com a regulação do Governo de Santa Catarina, eles já são considerados indisponíveis.

Os aparelhos que foram adquiridos por meio de recursos próprios permanecerão no hospital, porém os respiradores que foram entregues por meio de cessão de uso serão devolvidos ao governo do estado.

Além da devolução dos ventiladores, os medicamentos específicos para uso nos leitos de UTI que sobraram serão doados ao Governo de Santa Catarina para que a medicação seja aproveitada.

“Devido ao período de pandemia onde ocorreu escassez de medicamentos, o hospital trabalhou com um estoque maior. Temos mais quantidades dessas medicações usadas exclusivamente na UTI, e não queremos que sejam descartadas. Por isso, a decisão de doar ao governo estadual. Após a doação, o Estado irá definir para quais hospitais os medicamentos serão distribuídos”, detalha a secretária.

Ainda no final de 2021, a Secretaria de Saúde enviou um projeto ao governo estadual para a construção de uma ala específica para UTI, em conformidade com as normas específicas para abrigar os leitos.

A secretária diz que o Estado fez uma solicitação de permanência de 360 leitos de UTI geral ao Ministério da Saúde e apenas 230 foram aprovados e precisam estar em pleno funcionamento no prazo de seis meses. E dentro deste prazo, o hospital neotrentino atualmente não tem estrutura física para a permanência dos leitos.

Com o projeto aprovado, o objetivo da Secretaria de Saúde após a instalação dos leitos é conseguir atender cirurgias eletivas também de alta complexidade.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome