A conta

Em dezenas de câmaras de vereadores de SC estão assumindo suplentes. Tudo porque os titulares estão empenhados em campanhas eleitorais. E o contribuinte ali, pagando os dois, o titular e o suplente. Um absurdo. Quem se licencia deveria também abdicar do salário e vantagens, não é?


 

Encrenca

A campanha política deste ano em SC já deixa sequelas visíveis e de difícil conserto pelas circunstâncias.  Normalmente discreto e comedido em declarações, o ex-governador e ex-senador Jorge Bornhausen fugiu de seu estilo ao indicar que não vota nem apoia o candidato a governador, Gelson Merísio. Para tomar iniciativa de dar um veto público a uma candidatura majoritária (Merísio, no caso), é porque rolou algo realmente muito sério nos bastidores.  A expectativa e a curiosidade são grandes para que a verdadeira razão deste rompimento venha a público um dia.

Seletivo

O evento programado pelo Partido Novo em Florianópolis com o candidato João Amoedo (um almoço no Lagoa Iate Clube, amanhã), não tem necessariamente uma pegada popular. Cada convite por adesão custa R$ 150, valor que certamente foi estabelecido para gerar recursos ao comitê de campanha dos candidatos da sigla. O Novo tem candidatos a deputado estadual e federal.

Sul bolsonarista

A pesquisa Ibope, de anteontem, revelou que catarinenses, gaúchos e paranaenses representam percentualmente (37% de intenções) e em comparação às demais regiões do país, os que mais preferem Jair Bolsonaro para presidente da República. Sul que, em anos recentes, tucanou bastante.

Parecer jurídico

Os juristas catarinenses Luiz Magno Pinto Bastos Junior, André Lipp Pinto Basto Lupi e Leonardo Bruno Pereira de Moraes, do escritório Menezes Niebuhr Advogados Associados, assinam parecer jurídico sobre o grau de vinculação, assim como os efeitos decorrentes, da concessão da recomendação a favor do então candidato Lula da Silva pelo Comitê de Direitos Humanos da ONU. O documento foi elaborado a pedido do Escritório Silveira & Unes Advogados, representante do Partido Novo, que apresentou, sábado, contrarrazões ao recurso extraordinário interposto por Lula. Solicitava ao STF a rejeição de novos recursos e que fosse mantida a decisão do TSE. Entretanto, anteontem, o ministro Celso de Melo negou a liminar, poucos minutos antes do protocolo da substituição de Lula por Fernando Haddad. A tese central do parecer dos juristas catarinenses foi um dos pontos usados pelo ministro, apesar do parecer não ter sido especificamente citado na decisão. E, logo em seguida, o PT desistiu do recurso, fazendo com que o STF não discutisse o mérito da questão.

Cartilha

Seguindo orientação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em sermões nas igrejas católicas de SC se ouvem padres pedir a seus fiéis que não votem em candidatos contrários às suas determinações, como a reforma trabalhista, terceirização, aborto, casamento homoafetivo e teto de gastos, entre outros. Recomenda-se a candidatos mais liberais a não frequentarem tais lugares, caso contrário terão que ouvir o que não querem. Se bem que não raro são palavras ao vento.  O telhado do catolicismo também tem vidro.

Calado

O governador Pinho Moreira tem se mantido calado diante de alguns ataques mais fortes dos candidatos à sua sucessão. Mas já tem sido aconselhado a mudar de atitude e adotar o princípio do “bateu, levou”.

Absurdo

A lei eleitoral brasileira chega às raias do absurdo. Um reles blog e muito menos um site de alguém qualquer não pode fazer enquete sobre intenções de votos para as eleições deste ano. Nem de brincadeira. Daqui a pouco estão proibindo até enquete na família.

Simbolismo debochado

O PT decidiu escolher o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, como seu candidato à Presidência da República e o fez com ato na frente da carceragem da Policia Federal, em Curitiba, onde o “homem mais honesto deste país” está preso por corrupção e outros crimes. Sinceramente…

Olho do furacão

Tem catarinense, literalmente, no olho do furacão. O empresário Cesar Olsen viajou esta semana para a Carolina do Norte onde foi acompanhar testes do exército dos EUA com o equipamento odontoportátil, fabricado pela sua empresa. Está em Spring Lake, Carolina do Norte, acompanhando toda a mobilização preventiva para a passagem do furacão Florence.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome