Assim como seus antepassados, que vieram de Trento, na Itália, para os moradores de Nova Trento receber as visitas com uma mesa farta, muita bebida, músicas típicas e alegria é uma tradição que passa de geração em geração. E toda essa cultura será apresentada durante a 28ª Incanto Trentino, de 4 a 7 de agosto, no Ginásio de Esportes Inácio Gullini.

Uma das grandes atrações da festa é a gastronomia e entre os pratos típicos se destaca o Piatto Nostrano ou “Prato Nosso”, como é comum usar no dialeto italiano para algo nosso, feito em casa ou artesanal.  O prato foi criado para representar a gastronomia da festa, pois é composto por elementos do cotidiano do colono, do imigrante neotrentino, como polenta, queijo, linguiça e verduras.

O Piatto Nostrano é servido com a tradicional polenta brustolada, que é a polenta cozida e, depois de fria, cortada em fatias e assada na chapa até formar o brustolado, que são aqueles pontinhos mais escuros, típicos daquilo que é assado na chapa ou na grelha.

Ainda acompanha o queijo, que no caso é a “tosella”, que é uma fatia de um queijo branco fresco, frito na manteiga; a “lugànega, que é a linguiça, e dela é feita a massa da lugànega ou a pasta da linguiça. Depois é feita uma polpetta, um bolinho, que é achatado, assado e servido com as verduras comuns da temporada.

Os responsáveis pela cozinha do restaurante do Sítio Dona Lourdes, localizado entre Nova Trento e São João Batista farão, pela primeira vez, o prato típico para os visitantes da Incanto Trentino.

Além do Piatto Nostrano, que é o prato típico da Incanto Trentino, o visitante também poderá experimentar uma variedade de massas e pizzas, além de produtos fabricados pelos colonos da região, como salame, queijos, geleias e muito mais. Os tradicionais vinhos de Nova Trento também estarão disponíveis, bem como a cervejaria da cidade que estará com um estande na festa.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome