A Academia de Letras de Nova Trento inaugura neste sábado, 1º,  sua sede, em espaço cedido em comodato pela Prefeitura, no Terminal Rodoviário Ângelo Maurici, na Rua dos Imigrantes.  O espaço tem cerca de 100 metros quadrados e além de alguns móveis e equipamentos, já começa a reunir um acerco de livros das mais diversas procedências. O propósito é que cada vez mais tenha títulos de autores neotrentinos.

O presidente da ALNT, professor Moacir Facchini (na foto em companhia da vice-presidente), Maria do Carmo Facchini Tridapalli) recepcionarão as autoridades convidadas, dentre elas o prefeito Tiago Dalsasso,  que em muito contribuiu para a entidade, viabilizando, por lei municipal, a cessão da sala no terminal rodoviário, e o presidente da Academia de Letras do Brasil, Miguel Simão.

Após as falas e do Hino Nacional, haverá entrega de condecorações a autoridades, seguidas de apresentações culturais de crianças e adultos, finalizando com o corte da fita inaugural, da benção, inauguração de painel com a fotos de todos os acadêmicos e coquetel.

Para as autoridades locais e regionais e convidados especiais, Moacir Facchini vai anunciar a agenda da entidade para este ano, que incluiu uma comemoração, dia 13 de junho, alusiva aos seus 12 anos de sua fundação. Também faz parte dos planos a reativação da Academia Mirim de Letras e, junto com ela, o lançamento da segunda edição da antologia de jovens autores, envolvendo os estudantes neotrentinos, da rede municipal e estadual.

Outra ação da ALNT é quanto sua participação na edição desse ano no desfile da Incanto Trentino.  Em seguida, em outubro, a programação prevê um sarau durante a Semana da Criança, envolvendo todas as escolas.  Durante todo o tempo a academia pretende receber, em seu espaço, várias outras atividades ligadas à literatura e a cultura em geral, como o lançamento de livros, palestras e saraus, dentre outros.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome