Incanto Trentino

“Em um momento em que todos buscam pelo bem estar, originalidade, e uma vida saudável, a produção e comercialização de alimentos coloniais livres de conservantes e peças de arte ricas de cultura se tornam uma excelente alternativa.

Assim, a ‘Feira da Agricultura Familiar e Artesanato’ oferece à população de nosso município produtos naturais com qualidade e produtos de artesanato com identidade cultural.

A feira, que visa a comercialização de produtos alimentícios a produtos de artesanato, é uma parceria entre as Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente e Cultura e Turismo e a Epagri- Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina.

Incanto Trentino

Além de valorizar o trabalho manual, a agricultura familiar, e o pequeno produtor, o evento  iniciado em abril de 2017 tem como objetivo auxiliar o produtor rural na comercialização dos mais diversos produtos, valorizar a cultura regional e aquecer a economia local.

Os produtos alimentícios e de artesanato oferecidos pelos comerciantes se distinguem dos produtos industrializados pelo alto grau de qualidade que possuem, além de alardear a beleza e valorização pela sua tradição cultural e histórica.

O conhecimento e a valorização dos produtos que ultrapassam o simples valor pecuniário de materiais utilizados e da remuneração pelo tempo gasto pelo produtor ou artesã na construção/produção do produto, inserem da utilização de técnicas transmitidas de geração em geração, de respeito às artes, de tradições de um povo, refletindo tamanha importância para a economia e cultura de Nova Trento.

A valorização da feira é evidenciada pelo consumo da população local, e passa a ser ao mesmo tempo uma fórmula contra o risco de extinção da atividade e uma forma de satisfação ao desejo gerado na sociedade pós-industrial.

Vale ressaltar que a feira traz como benefício aos consumidores uma opção de compra de produtos de qualidade, além de oferecer um novo mecanismo de comercialização e renda aos produtores rurais, sendo uma maneira de movimentar a economia local.

O evento acontece uma vez ao mês e reúne produtores e artesãos de várias localidades de Nova Trento e conta com uma vasta variedade de produtos, tais como hortaliças, aipim, ovos, pães, cucas, cerveja artesanal, farinha de mandioca, queijos, mel, conservas diversas, biscoitos e produtos artesanais como: toalhas, itens de tricô e crochê, objetos de decoração, entre outros itens. Os eventos são ótimas oportunidades de negócios.”

 

 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome