O eSocial — Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas —  um projeto do Governo Federal que muda a forma de envio das obrigações tributárias de todas as empresas brasileiras, inclusive órgãos públicos, foi o tema que trouxe a Nova Trento, ontem, 28, o especialista Leandro Lunelli Lehr, da empresa Betha Sistemas, que fez uma explanação para todo o primeiro escalão da administração municipal, uma vez que a Prefeitura, obrigatoriamente, tem que aderir a partir de janeiro de 2020.

Foto: Rocheli Camargo/PMNT

Em sua explanação, Lunelli detalhou o que é o eSocial que, resumidamente, se trata de um sistema criado com intuito de unificar as informações entre a Caixa Econômica Federal, Receita Federal, Ministérios do Trabalho e Previdência/INSS, que trará mudanças na vida das empresas, dos escritórios de contabilidade, do trabalhador e em todo serviço público.

Foto: Rocheli Camargo/PMNT

Todos deverão se adequar a este novo estilo de entrega das informações, que acontecerá de forma mais rápida e pontual. Seu objetivo maior é dar transparência às relações entre empregado empregador, contadores e o fisco. Com o eSocial existe a previsão de que haverá uma fiscalização quase que em tempo real.

A preocupação, no momento, que ensejou o convite ao especialista que veio a Nova Trento, é a preparação dos que irão utilizar o novo sistema. Em parte, porque existe uma lacuna entre a lei e os procedimentos praticados pelos usuários de departamento de pessoal, mas principalmente pela desconfiança de que esta nova ferramenta venha a gerar um passivo em razão da adequação ao sistema hoje utilizado. A parte boa que se espera é a extinção de algumas declarações e obrigações de forma que venha a unificar todas num só informativo, melhorando o controle.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome