Advogados

A seccional da OAB-SC lança hoje a chapa da situação para as eleições de novembro, com o jovem Rafael Horn na ponta. Na lista e para cargo lá em cima, se for eleito, está Eduardo de Mello e Souza, conselheiro que se notabilizou por divergir do relator, Leandro Gornicki, no escabroso episódio em que este agiu para barrar o advogado Alex Heleno Santore, que entrou em uma das últimas listas sêxtuplas para desembargador sem atender exigências primárias para o cargo. O caso ainda está pendente de julgamento, embora a própria OAB, TJ-SC e o governador terem anulado os atos. Outra chapa que deve concorrer será encabeçada por Marcus Antônio Luiz da Silva, o Marcão, que longe de tais questiúnculas não abre mão da candidatura desta vez. Nas duas últimas eleições declinou da presidência em nome da união das forças dominantes.

Foto: Divulgação


 

Apoio aberto

O candidato ao governo do Estado, Gelson Merísio (PSD), deve anunciar hoje apoio à Jair Bolsonaro (PSL) para presidente da República, mesmo tendo em sua aliança no âmbito estadual partidos esquerdistas como como PDT, PC do B e PSB. Em nota oficial, o Comandante Moisés, candidato de Bolsonaro ao governo de SC, criticou duramente a manifestação, dizendo que essa não é uma nova maneira de fazer política.

Abandono de emprego

Desde julho, deputados e senadores abandonaram o trabalho, literalmente, no parlamento federal e estadual, para fazer campanha. Na iniciativa privada de qualquer país sério que não fosse esse Brasil de mentira, o trabalhador normal que tentasse imitar os políticos seria demitido. Por abandono de emprego e justa causa.

Caixa preta  

Um péssimo exemplo de descrédito nas instituições públicas vem de quem deveria servir de modelo, o Tribunal de Contas (TCE-SC). O Sindicato dos Auditores Fiscais de Controle Externo de SC  (Sindicontas) fez um pedido formal de informações, com base na Lei de Acesso à Informação,  sobre a folha de pagamento do órgão, com valores especificados de servidores vindos à disposição, comissionados e verbas indenizatórias. Como não recebeu resposta no prazo, reiterou o pedido dia 5 deste mês e mais uma vez não teve retorno.

Candidatura pirata

As últimas horas tem sido de um agito só tanto no Tribunal Superior Eleitoral como Tribunal Regional Eleitoral de SC diante de dezenas de queixas de eleitores, coligações adversárias e do Ministério Público Eleitoral quanto ao uso irregular de material de campanha divulgando a candidatura do ex-presidente Lula. Dentre outros seis Estados, os casos de SC, acionados pelo MPE, no início da semana, totalizam oito denúncias sobre material de propaganda eleitoral vinculando candidaturas regionais a Lula como candidato a presidente. Foram autorizados mandados de busca e apreensão em cinco centros de distribuição dos Correios, no diretório estadual do PT e em comitês de campanha de dois candidatos. Como sempre, o mundo não vai acabar por isso.

Decisão correta

O Supremo Tribunal Federal manteve a cassação do título, e consequentemente do voto, de 3,3 milhões de eleitores que não fizeram o cadastramento biométrico. Sabiam que era obrigatório e o PSB tentou o famoso “jeitinho” na suprema corte.  O STF, ao mesmo tempo que lava a alma de quem cumpre seus deveres, evitou o risco de, em decisão contrária, dar azo para questionar o resultado da eleição. E de confusão todos estão fartos.

Aprovação

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (MDB), nunca conseguiu estar em alta consideração como agora entre as principais entidades da sociedade organizada da Capital. O motivo é a sanção, anteontem, do projeto, aprovado pela Câmara de Vereadores, que permite o uso de área pública para a construção do Parque Urbano e Marina Beira-mar Norte. Loureiro bem que estava precisando de um estímulo.

Truta

Sem opção de lazer neste final de semana? Que tal prestigiar o 3º Festival Nacional da Truta, em Urubici e Bom Retiro? O evento termina  domingo  e envolve 16 restaurantes das duas cidades, que oferecem pratos de até R$ 49 por pessoa, valorizando todas as potencialidades do nobre peixe, que cada vez mais faz parte da dieta dos brasileiros. O passeio até as duas cidades já vale à pena.

 Alerta

Em artigo em vários jornais o economista Paulo Nogueira Batista Jr. alerta:  enquanto a maioria dos brasileiros e os meios de comunicação fazem projeções sobre o primeiro e o segundo turnos da eleição presidencial, o que interessa mesmo, ou seja, a política econômica do país, está sendo debatida no terceiro turno, no qual só o mercado participa”. Absoluta verdade.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome