Corrupção combatida

É muito bom se constatar que a corrupção, talvez o maior mal que assola os brasileiros, é combatida. E em SC há um esforço nisso. Estão sendo instaladas cinco delegacias de polícia especializadas, que atuarão em âmbito regional, somando-se à delegacia da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), formando assim uma teia de troca de informações. As novas atenderão Blumenau, Chapecó, Florianópolis, Joaçaba e Tubarão. Sua particularidade está na atuação contra crimes de corrupção de grande complexidade, que necessitam de meios especiais de investigação, como análises bancária, fiscal, telemática. Boa sorte.

Vivemos mais

Este espaço procurou mas não achou na grande mídia nacional uma referência a SC, ontem, depois que o IBGE divulgou que aqui é onde se vive mais no país,  ou seja, a expectativa de vida de um recém-nascido é a maior do Brasil: em média 79,9 anos. Em média porque mulheres vivem  6,5 anos a mais que os homens,  83,2 e 76,7 anos, respectivamente. A mídia se preocupou sim, mas apenas com as mazelas.

Insegurança

O blogueiro Cláudio Umberto informou ontem que o embaixador americano Todd Chapman está se comportando como se estivesse em Bagdá ou Cabul. Conta que na noite de quarta -feira saboreou com familiares a comida japonesa do restaurante Sushi Yama, na localidade de Canto da Lagoa, na Ilha de SC. Mas a casa foi solicitada a impedir a entrada de clientes antes da chegada do diplomata, protegido por seis “marines”. Após o regabofe a segurança fez Chapman esperar 7 minutos até se certificar de que não corria riscos.

Reabertura

Até ontem 23 deputados estaduais haviam subscrito projeto de lei que torna as atividades escolares essenciais em SC, permitindo a reabertura das escolas em períodos de calamidade, independentemente da matriz de risco.

Agricultura castigada

Milhares de agricultores catarinenses penam dupla ou triplamente no momento. Não é só a pandemia que os castiga. Há uma implacável estiagem e eles, mesmo assim, tem que pagar outorga pelo uso de recursos hídricos.

Água potável

Não é só a falta de chuva que aflige os catarinenses; é a água para consumo humano. No Fórum Catarinense de Combate aos Agrotóxicos e Transgênicos, ontem, divulgou-se que em 43 dos 88 municípios de SC avaliados em um diagnóstico recente sobre a presença de agrotóxicos na água distribuída à população catarinense, os sistemas de abastecimento estão contaminados por produtos há anos proibidos na União Europeia.

Cadeira de rodas

Numa iniciativa extremamente louvável, a Udesc e as secretarias de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa, de  Desenvolvimento Social, Saúde e da Educação, assinaram termo de cooperação técnico para produção de cadeiras de rodas em oficinas próprias de unidades prisionais, com a mão de obra de apenados. A produção pode começar no primeiro semestre de 2021, na Penitenciária Industrial de Joinville.

Sol da justiça

A empresa catarinense Quantum Solar e a espanhola Solider formaram consórcio e ganharam licitação do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para, via usinar solar, fornecer energia fotovoltaica para sua sede, em Brasília.

Reeleito

O dedicado Michel Scaff, atual presidente da Fundação de Apoio ao Hemosc e Cepon (Fahece), aceitou o convite do presidente do Conselho Curador, Aluízio Dobes, para permanecer à frente da entidade por mais um biênio. A Fahece é uma fundação filantrópica, sem fins econômicos que há 26 anos é responsável pela gestão do Cepon e do Hemosc, duas unidades de saúde catarinenses que são referências no país nas áreas do câncer e do sangue respectivamente. Os membros dos Conselhos Curador e Fiscal e da Diretoria Executiva exercem as funções voluntariamente, sem qualquer remuneração.

Paranoia

Um congressista catarinense observou à coluna que na lista das notícias “mais lidas” do jornal Correio Brasiliense na edição impressa de ontem estava, em primeiro lugar, a coluna com o horóscopo do dia, do conhecido astrólogo Oscar Quiroga.

Penalidade máxima

Era de pânico o sentimento do eleitor do Figueirense, ontem, com a informação, até então oficiosa, de que um jogador foi escalado irregularmente. Se o caso se confirmar, o time perderá todos os pontos e estaria matematicamente rebaixado para série C em 2021.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome