Entendimentos conduzidos pelo secretário municipal de Saúde, Maxiliano de Oliveira, iniciados há seis meses, com a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, permitirão, nos próximos meses, mas antes do final do ano, que o Hospital Imaculada Conceição tenha mais um avanço histórico nos serviços que presta a população.

O resultado das conversas: a entrada frontal do hospital, na rua Nereu Ramos, no piso térreo, que dá acesso ao Centro de Terapias, já está cedida pela congregação para que, com algumas adaptações, ali seja o ambulatório.

Foto: Raul Sartori

O secretário Maxiliano de Oliveira explica que atualmente todas as consultas são feitas na emergência, na entrada da rua Floriano Peixoto, como as de pré-operatório e exames de ultrassonografia, mas que, apesar de uma certa disciplina, acaba comprometendo a qualidade de todo o atendimento.

Ao espaço cedido, que compreende um amplo corredor no piso térreo, será acrescido outro, interno que, facilmente adaptável, totalizando cerca de 100 metros quadrados, permitirá a instalação do ambulatório. As obras podem iniciar nas próximas semanas. A licitação está sendo ultimada. Com projeto já pronto, poderão ser feitas em cerca de dois meses, estima Maxiliano de Oliveira.

Para o ambulatório serão realocadas especialidades hoje instaladas na Unidade Básica de Saúde Santa Paulina, situada ao lado, como psiquiatria, pediatria, ginecologia, ortopedia e oftalmologia. Também abrigará os consultórios de pré-operatório de ortopedia, otorrinolaringologia, vascular, oftalmologia-catarata e de exames de ultrassonografia.

Consequências

Além disso há o propósito do prefeito Gian Voltolini para contratação de um endocrinologia e um cardiologista, que também terão seus consultórios na nova área.A instalação do ambulatório do hospital terá outras consequências positivas para o Hospital Imaculada Conceição, na visão do secretário Maxiliano de Oliveira. Com ele a Prefeitura e a Secretaria da Saúde se habilitam a participar ou se credenciar a outros programas tanto do governo estadual como federal, através do Ministério da Saúde, principalmente para seu custeio.

Com a cessão ora ocorrida, a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição será compensada quando ficar pronta a nova ala do hospital, de cerca de 900 m2 de área construída, no lugar da antiga, demolida no ano passado. Para o futuro espaço serão transferidos os leitos que hoje ficam em quartos do piso térreo e superior no mesmo lado (esquerdo, olhando de frente). Essa ala voltará para a congregação, que o integrará com seus centro de terapias, que fica praticamente anexo.

A propósito, a nova alta do hospital projeto técnico pronto e os hidrosanitários e elétrico prontos, como a aprovação da Vigilância Sanitária Estadual. Assim que forem superados pequenos entraves, a licitação pode ser anunciada, mesmo porque há recursos para as obras.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome