No último dia 16 de junho a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Nova Trento completou 35 anos de serviços à comunidade neotrentina. São 35 anos de história de uma entidade mantida pelo ideário da assistência, solidariedade e fraternidade, virtudes estas que nortearam um pequeno grupo de pessoas que, há mais de três décadas, pertencentes à Fraternidade Cristã dos Deficientes (FCD), consideraram a necessidade de uma instituição capaz de oferecer assistência às pessoas com deficiência no município.

Após várias reuniões preliminares, esclarecimentos e orientações, no dia 16 de junho de 1984 foi eleita a 1ª diretoria da associação que desde seu primeiro dia segue as normas estatutárias da Federação Nacional das Apaes, onde teve sua filiação em 12 de maio de 1985. Atualmente a diretoria é composta por 19 voluntários, que fomentam ações junto à comunidade e ao poder público visando seu bom e contínuo funcionamento.

A APAE DE NOVA TRENTO TEM COMO MISSÃO PROMOVER E ARTICULAR AÇÕES DE DEFESA DE DIREITOS, PREVENÇÃO, ORIENTAÇÕES, PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS E DE APOIO À FAMÍLIA, DIRECIONADAS À MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E À CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE JUSTA E SOLIDÁRIA.

Atualmente são atendidos 43 usuários, que contam com uma equipe de profissionais composta por diretora, auxiliar administrativo, supervisora pedagógica, motorista, monitor, cozinheira, auxiliar de serviços gerais, pedagogas, educadora física, psicóloga, fonoaudióloga, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e médico psiquiatra. Todos os profissionais atuam de forma direta ou indireta no desenvolvimento de ações preventivas e/ou reabilitatórias, dentro dos programas oferecidos pela Apae.

Os usuários são vinculados e atendidos segundo critérios de matrícula e enturmação da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), dentro de quatro programas atualmente disponíveis: PAL (Programa de Atividades Laborais), SAE (Serviço de Atendimento Específico), Estimulação Precoce e Avaliação Diagnóstica. O público alvo destes programas são pessoas que após a avaliação diagnóstica apresentem deficiência intelectual e múltipla, síndromes, doenças metabólicas, transtornos do desenvolvimento (Transtorno do Espectro Autista), atraso global no desenvolvimento e altas habilidades. Pessoas com estas especificidades são atendidas pela Apae de Nova Trento desde sua fundação.

A Apae observa uma crescente busca pela avaliação diagnóstica, levando em consideração um aumento da demanda com sinais e sintomas específicos relacionados ao chamado Transtorno do Espectro Autista (TEA). Uma vez avaliados e diagnosticados, estes usuários e/ou responsáveis podem optar por receber atendimento especializado na instituição.

No momento em que festeja 35 anos, a Apae não apenas se coloca à disposição da população  no que diz respeito ao esclarecimento de dúvidas, como faz um convite a todos para que conheçam o trabalho que já fez, está fazendo e seus projetos,  de forma que cada vez mais se desconstrua conceitos socialmente constituídos e que se construa o verdadeiro processo de inclusão.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome