Home topo

A criação da Associação dos Apicultores de Nova Trento foi a principal decisão de reunião entre dirigentes do escritório local da Epagri, Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, com um grupo de apicultores locais, realizada no último dia 14.

Ao grupo foi feito um relatório da recente visita que um grupo neotrentino, liderado pelo prefeito Tiago Dalsasso, fez à Associação dos Apicultores de Botuverá (Apibo) que há tempos tem um entreposto de mel, onde se faz a filtragem do produto, envase e selagem, o que lhe garante sua comercialização normal no mercado consumidor.

Também foi explicada a necessidade de criação de uma associação, que não só terá responsabilidade sobre o futuro entreposto a ser instalado em Nova Trento, mas porque é desta forma, em uma entidade oficial, que permitirá ao poder público destinar recursos.

Outra decisão foi a de engajar os apicultores da parte alta do município. Uma reunião especifica para eles será agendada para o próximo mês, em data a ser anunciada nos próximos dias. “O que percebemos na reunião é um grande entusiasmo dos apicultores neotrentinos, que e rara oportunidade visializam a apicultura como uma grande alternativa econômica”, afirmou o responsável pelo escritório local da Epagri, Victor Alisson Gomes.

A propósito, Victor, junto com a médica veterinária da Secretaria da Agricultura, Ana Luiza Souza, entregarão nesta sexta-feira ao prefeito Tiago Dalsasso o projeto completo do entreposto de mel, que ficará nas antigas instalações, a serem reformadas, da Escola Municipal de Frederico e depois da Associação de Moradores de Frederico.

Com o projeto em mãos o prefeito Tiago Dalsasso, que é entusiasta da causa, tentará obter os recursos necessários, inicialmente da ordem de R$ 250 mil, junto ao governo do Estado ou com deputados que já conhecem o pleito neotrentino, entre eles o ex-secretário de Estado da Agricultura e deputado estadual, Altair Silva.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome