A partir do próximo dia 5, a Galeria de Arte da vinícola Villa Francioni, em São Joaquim, recebe a exposição “Aquarelas da Serra Catarinense”, com obras do neotrentino Dante Mendonça. A mostra, com curadoria de Edson Busch Machado, permanece aberta ao público até 5 de outubro, com visitação diária e gratuita.
Jornalista, escritor e aquarelista radicado em Curitiba desde 1970, Dante começou sua carreira na imprensa como chargista e cartunista, reinventando-se na literatura – tem uma dezena de livros publicados, é membro da Academia Paranaense de Letras – até se iniciar na aquarela em 2010, numa imersão na técnica pelas ruas de Paris.
A mostra apresenta uma releitura artística das paisagens da Serra em aquarelas criadas a partir de registros fotográficos. O percurso retratado nas obras inclui locais como Lages, São Joaquim, Urubici e Urupema, revelando cenas de montanhas, rios, cachoeiras, vales e caminhos históricos.
Fundada em 2001, a Villa Francioni, pioneira em vinhos de altitude na Serra catarinense, é reconhecida por unir tradição e inovação. Administrada pelos conselheiros Daniela Borges de Freitas (presidente), Adriana Borges de Freitas Vitória e André Marcello Borges de Freitas, a vinícola segue os ensinamentos de seu fundador, Dilor de Freitas, proporcionando experiências únicas para os apreciadores de vinho.