Home topo

Por unanimidade, na sessão de terça-feira, 14,  os vereadores aprovaram dois projetos de lei apresentados pela Mesa Diretora da Casa que declaram de utilidade pública a Associação Circolo Trentino de Nova Trento e o Projeto Neotrentino Doce Flauta. Também foi aprovado o projeto de lei de origem legislativa 010/2022, que dispõe sobre alterações na lei de pagamento de diária a vereadores e servidores da Câmara.

Os vereadores Luiz Rachadel, Flávio Dalpra, Jucelino Chini e Joel Garbari, respectivamente presidente, vice, 1º e 2º secretários da Câmara, justificaram os dois projetos.  Quanto ao Circolo Trentino, destacaram que sua finalidade é representar a comunidade de Nova Trento perante às autoridades, entidades e comunidades da Província Autônoma de Trento, além de prover e incentivar o intercâmbio cultural,  cientifico e artístico. Também foi destacado seu papel na preservação das tradições, costumes, usos e festas e, especialmente, no ensino e cultivo da língua italiana e do dialeto trentino.

Outra ação destacada do Circolo Trentino é na preservação do patrimônio histórico e cultural, pela edição de obras literárias sobre a história e as origens de Nova Trento, além de sempre se integrar e colaborar com iniciativas públicas e particulares que visem o bem-estar social.

O Projeto Neotrentino Minha Doce Flauta foi fundado em 1º de março de 2021 e tem por finalidade ensinar crianças e adolescentes, com idade entre 6 e 16 anos, teoria musical e habilidades mecânicas para tocar instrumentos, como flauta doce.

No desenvolvimento de suas atividades,  a associação busca, de forma permanente, socializar crianças e adolescentes e promover concertos musicais em festas em Nova Trento e cidades vizinhos. Os jovens e crianças são introduzidos na música através da flauta, o que os leva a despertar outras habilidades musicais e para outros instrumentos.  Um dos maiores objetivos do projeto é colaborar com as iniciativas públicas e particulares que visem o bem-estar social das crianças e adolescentes.

INDICAÇÕES APROVADAS

(Pedindo providências do Executivo)

Do vereador Joel Garbari (PSDB), para que a Comissão Municipal de Trânsito estude a possibilidade de voltar com a mão dupla na Rua José Dalbosco, no Centro.

Do vereador Joel Garbari (PSDB), para que seja instalado um espelho convexo na saída da Rua Alcides Claudio Sgrott, no Centro.

Do vereador Luiz Fernando Eccel Rachadel (MDB), para que seja instalada uma travessia elevada na rua Carlos João Ruberti, no bairro Trinta Réis.

Do vereador Flavio Felipe Dalpra (MDB), para colocação de material de base em frente ao posto de saúde e da escola municipal do distrito de Claraiba.

Do vereador Silvio Cesar Correia (PP) para que a Comissão Municipal de Trânsito estude, juntamente com a comunidade de Ponta Fina Sul, a instalação de travessias elevadas no trecho pavimentado do bairro.

Do vereador Joel Garbari, para que a Comissão Municipal de Trânsito estude a possibilidade de transformar em mão inglesa as ruas Cristóvão Gessele e Clara Cipriani, além da travessa Duque de Caxias.

Do vereador Joel Garbari (PSDB) para manutenção do calçamento do bairro Mato Queimado.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome