Atrás das lentes

Autor de fotos consagradas do universo da cultura de SC, sobretudo da dança e do teatro contemporâneos, Cristiano Prim tem mais de 20 anos de trabalho alicerçado em um olhar capaz de captar detalhes quase imperceptíveis do movimento e da cena. Entre os dias 4 e 8 de abril, pela primeira vez, ele oferece uma oficina de 20 horas voltada para já iniciados. Com certificação, “Atrás das Lentes Fotografia para Artes Cênicas – Movimento” aposta em encontros presenciais na Escola Câmera Criativa, em Florianópolis, envolvendo conhecimento teórico e prático. Legitimado pelo Edital Aldir Blanc SC – 2021, as inscrições gratuitas estão sendo recebidas pelo e-mail cristianoprim@gmail.com, mediante o envio de breve currículo, entre 21 e 25 de março.

Foto: Gisele-Martins

Primeiro lugar

Em quase todas as pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República diz-se da liderança de Lula em quase todas elas. Certo. Mas a mídia não está dando atenção a um detalhe mais que importante: o primeiro lugar, de fato, está ficando  com os indecisos. São 45% no levantamento espontâneo da Noecortex Data Experts. Há quem aposte que nesta eleição presidencial os votos brancos e nulos podem superar os válidos. A conferir.

Agigantando-se

O pequeno partido Republicanos, que acaba de filiar o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, tem dois governadores. O de SC e de Tocantins, que irão à reeleição. Na Bahia disputa o governo estadual com o ainda ministro da Cidadania, João Roma, e no Espírito Santo com deputado estadual Erick Musso.

É lei

O Ministério Público de SC, através do seu Núcleo Intersetorial em Defesa da Inclusão (NIDI), recomendou à Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/SC) que oriente seus filiados em relação à legislação que garante o direito de acesso, ingresso e permanência da pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida acompanhadas de cães de assistência em todos os espaços de uso público. Agora todos os estabelecimentos têm ciência da obrigação definida em lei.

Exemplo inverso   

O Tribunal de Justiça de SC informa de decisão que afastou por 90 dias a secretária de Saúde (não diz o nome) de pequeno município do oeste do Estado (não diz o nome) por burlar a ordem para a vacinação contra a covid-19. Justo ela, que deveria dar o melhor dos exemplos. Merecia demissão do serviço público, isso sim, e ter seu nome revelado.

Amianto proibido

Uma lei estadual sancionada em 2017 (17.976) finalmente foi regulamentada pelo decreto 1.811, desta semana. Dispõe sobre a proibição em SC do uso de produtos, materiais ou artefatos que contenham quaisquer tipos de amianto ou asbesto ou outros materiais que tenham fibras de amianto em sua composição.

Agenda imposta

Está na pauta do Supremo Tribunal Federal ação direta de inconstitucionalidade onde o então governador Eduardo Pinho Moreira contesta a lei complementar 75/1993, que trata da organização, atribuições e estatuto do Ministério Público da União (MPU). Moreira reclama que o Ministério Público Federal (MPF) em SC tem interferido no planejamento das ações do Instituto do Meio Ambiente do Estado (IMA), ao impor diretamente ao órgão administrativo sua agenda ambiental, como realização de vistorias, confecção de laudos periciais, desfazimento de obras, recuperação ambiental e suspensão de licença, entre outros, “extrapolando o exercício de suas funções”. Mais: em algumas exige que o Estado ceda servidores para atender a tantas requisições.

Meta distante

Num seminário de avaliação do cumprimento das metas do Plano Estadual de Educação, instituído por lei estadual em 2015 e que consiste em 19 metas que o Estado deve alcançar até 2024,  realizado esta semana em Florianópolis, o pior quadro mostrado está na educação profissional. Numa escala de pontos de 1 a 10, alcançou apenas 1,2 nos primeiros cinco anos.

Memória

Bolsonaro vai na Marcha da Família com Deus pela Liberdade, domingo, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Para lembrar: em 19 de março de 1964, milhares marcharam em São Paulo contra o presidente João Goulart. Dali ganhou força a organização, entre militares e setores civis, de movimento que derrubou o presidente duas semanas depois.

Juntos

Com o marido governador candidatíssimo à reeleição, a primeira-dama Késia Martins da Silva começa a intensificar sua agenda pública. Ontem, na Casa d´Agronômica, reuniu as primeiras e segundas damas dos municípios de SC. A conversa foi sobre o fortalecimento do papel da mulher na comunidade.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome