O aumento expressivo de casos de covid-19 e da gripe influenza em Nova Trento nos últimos dias fez a Secretaria de Saúde reativar, a partir de hoje, 10, o Centro de Triagem para pessoas com sintomas respiratórios no município.

Já está funcionando na antiga sala do Laboratório São Lucas, ao lado do ambulatório do Hospital Imaculada Conceição, das 7 às 12 e das 13 às 19 horas, para atender  todas as síndromes gripais leves e moderadas. No local estão disponibilizados testes antígeno para investigação de covid-19.

Conforme o último boletim oficial da Secretaria de Estado da Saúde, emitido sábado, 8, Nova Trento contabiliza desde o inicio da pandemia 2.494 casos de contágio, com 2.448 recuperados, 22 óbitos e 24 casos ativos no momento.

A secretária municipal de Saúde, Marineidi Montibeller, esclarece que os pacientes de casos leves a moderados que passarem pelo Centro de Triagem serão avaliados pelo médico plantonista, que definirá se há necessidade de realização do teste antígeno por meio do diagnóstico clínico e, caso necessário, a prescrição de medicamentos.

Por orientação da Secretaria do Estado da Saúde, o teste PCR para H3N2 será feito somente em pacientes já internados sob indicação do médico que queira fazer a investigação. Caso precise de raios-x, o paciente já será encaminhado para realizar o exame.

Os moradores do interior do município continuam realizando os testes e recebendo atendimento conforme a demanda nas UBS do distrito de Aguti e Pitanga.

Cuidados e prevenção – Nos últimos dias, os atendimentos haviam sido direcionados para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, e o Centro de Triagem estava desativado. Porém, com o aumento dos casos, a Secretaria de Saúde definiu sua reabertura.

Marineidi destaca a importância da prevenção neste período, alertando para a necessidade de manter os cuidados principalmente durante o aumento de casos, como higienizar as mãos, fazer o uso da máscara e evitar contato físico, medidas que ajudam a diminuir o risco de contágio.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome