Autoescola

Ficou para 2023 decisão do Congresso Nacional sobre projeto de lei que está lá desde 2019, propondo o fim da autoescola para obtenção da primeira habilitação para as categorias A e B (moto e carro). A principal alegação são os custos abusivos, que em SC beiram os R$ 3 mil. Realmente altos para jovens que tentam ingressar no primeiro emprego, por exemplo. Terão que trabalhar no mínimo dois meses para pagar a autoescola. Uma exploração.

Tiroteio

Os integrantes dos chamados CACs (caçadores, atiradores esportivos e colecionadores de armas), mandaram recado, que mais parece uma ameaça, ao já muito falante futuro – mas parece que de fato, diante de um vácuo de governo –  ministro da Justiça, Flávio Dino: se o governo Lula manter a promessa de recolher seus armamentos, “haverá tiro”.

Tiroteio

Dá para imaginar o que pode acontecer em SC. O Estado em 221 clubes de tiro, o equivalente a 30 para cada grupo de um milhão de habitantes, 21 a mais do que a média nacional. No Legislativo estadual há dois projetos de lei para liberar o porte de arma para esta “categoria”. Os autores são os deputados Jessé Lopes e Sargento Lima. Uma audiência pública já foi realizada, em abril. Desde então os projetos ficaram em compasso de espera, por aparente inconstitucionalidade.

Tiroteio

A relatora dos dois projetos é a deputada Ana Campagnolo (PL), que ficou famosa em 2018 por incentivar estudantes de SC  a filmarem, para fins de “denúncia”, aulas de “professores doutrinadores” nas escolas públicas.

Faz diferença

A ex-jogadora de vôlei Ana Moser, que deve assumir o Ministério dos Esportes, está chegando lá por méritos que muitos desconhecem e que vão além de sua atuação na seleção brasileira pela qual conquistou a primeira medalha olímpica da categoria. Ela se destaca em causas sociais. No distante ano de 2001 ela criou o Instituto Esporte & Educação (IEE), responsável por ter atendido, desde então, impressionantes 6 milhões de crianças e jovens,  e capacitado mais de 55 mil professores e educadores em todo o Brasil.

Recaída

Ao contrário do que vinha insinuando – que abandonaria a política – o governador Carlos Moisés foi atraído pela mosca. Já no próximo dia 2, livre do cargo, assume o comando estadual do seu partido, o Republicanos.

Família

Em reportagem em “O Globo” a talentosa atriz catarinense Carolina Kasting, que está no ar na reprise da novela “Coração de estudante” (2002), exibida no canal Viva, faz uma triste confissão: na trama, ela interpreta Mariana, uma mulher que luta contra o alcoolismo e tenta se reaproximar do filho pequeno, que tem muito a ver com ela. Teve um caso na família de uma pessoa que se destruiu completamente por conta disso.

Ignorância

Este espaço, que diariamente funciona como se fosse um radar, captando ou recebendo informações sobre tudo (ou quase), confessa sua ignorância quanto a dezenas de celebridades ou subcelebridades que viram notícia da noite para o dia, aqui em SC e no resto do país. Motivo para se sentir ignorante? Não! Não custa lembrar frase atribuída ao lendário artista norte-americano Andy Warhol, que vislumbrou um mundo onde todos teriam direito a 15 minutos de fama em suas vidas.

Ignorância

Gisele Bündchen, sim, uma verdadeira celebridade, que está no Brasil com os filhos na Praia Brava, em Itajaí, vai passar a virada do ano em Gramado, junto com familiares que lá vivem.

Impunidade

Graças à oportunista generosidade de ministros “supremos”, o corruptíssimo ex-governador do Rio, Sérgio Cabral, desfruta de liberdade em apartamento de frente para a praia de Copacabana. E reclamou, porque queria um apartamento maior. Enquanto isso,  575 mil brasileiros, com crimes incomparáveis à bilionária roubalheira desenfreada e doentia de Cabral, penam nos calabouços do país.

PT

Já se lê visível mau humor na grande mídia em relação ao futuro novo governo. O “Estadão” publicou editorial que, em resumo, quis dizer que Lula e PT “não aprenderam nada; não almejam um novo governo politicamente aberto e plural; querem tudo para si, descumprindo sua promessa e ignorando necessidades do País”. A conferir.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome