Em um telefonema feito na última sexta-feira, 14, o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, transmitiu a boa e muito aguardada noticia ao prefeito Tiago Dalsasso: o governador Jorginho Mello autorizou a liberação de R$ 14.498.799 para a obra de asfaltamento, drenagem pluvial, implantação de passeios e sinalização viária do trecho de 3.300 metros de extensão entre o Centro da cidade até o final do bairro Espraiado, no pé do Morro da Onça, juntando-se à SC 410.

Está é tida como a primeira etapa na qual a Prefeitura dará uma contrapartida de R$ 786.593,96. A licitação será lançada na próxima semana e o prazo para início das obras está definido: 7 de outubro, um dia depois das eleições municipais.

Numa segunda etapa, imediatamente subsequente e no mesmo projeto global, será asfaltado todo o contorno da Praça Getúlio Vargas, das ruas Fernando Facchini (onde fica a sede da banda Padre Sabbatini), Nereu Ramos  e parte da Imigrantes até a Cristóvão Gessele, que não será asfaltada. Trata-se de uma rua transversal onde fica a sede da Sociedade Recreativa Humaitá, que liga a Imigrantes com a Santo Inácio.

Numa etapa posterior, que pode ocorrer ainda este ano, a pretensão da Prefeitura é que os 500 metros restantes sem asfalto (atualmente com paralelepípedos) da Imigrantes até o trecho onde já tem o pavimento, sejam contemplados com recursos municipais.

O projeto da obra foi levado pelo prefeito ao governo estadual em 2021, confeccionado pela equipe técnica da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis. No ano passado ele recebeu uma atualização com a inclusão da pavimentação em outras vias públicas centrais.

O prefeito Tiago Dalsasso antecipa que em uma das cláusulas do contrato a ser firmado com a empresa vencedora da licitação exigirá que a obras de drenagem sejam feitas no período noturno, de forma que se minimize ao máximo possível as interferências no trânsito.

Em repetidas manifestações acerca da obra, realçada no telefonema de sexta-feira, o secretário Jerry Comper justificou – e assim fez também diretamente junto ao governador Jorginho Mello – que ela é de fundamental importância para Nova Trento, especialmente para o desenvolvimento do seu turismo religioso, que tem no município seu maior atrativo em Santa Catarina.

Sem ciclofaixa – Na alvissareira notícia sobre o asfaltamento de ruas centrais neotrentinas, junto com o trecho da Hipólito Boiteux até o pé do Morro da Onça, no bairro Espraiado, não será possível a implantação de ciclofaixas. O prefeito Tiago Dalsasso afirma que fez todos os apelos possíveis aos técnicos da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis para que elas fossem contempladas, mas não houve jeito. A largura da Rua dos Imigrantes, por exemplo, não permite ciclofaixa com um mínimo de segurança aos ciclistas.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome