Nova Trento está inundada de azul e branco, nas ruas, nas casas, nos comércios e nos sentimentos dos seus habitantes pela passagem, nesta sexta-feira, 9, feriado municipal, dos 79 anos de morte de Santa Paulina e dos 15 anos de sagração de seu santuário, em Vigolo.

Tanta adesão é resultado de um esforço conjunto da Prefeitura, através da Secretaria de Turismo e Cultura, da Associação Neotrentina de Turismo (Neotur), Câmara de Dirigentes Lojistas e do Santuário Santa Paulina.

Milhares de pessoas são esperadas não só neste final de semana, mas durante todo este mês de celebração pela importante data. Foi a forma encontrada para evitar grandes aglomerações devido à pandemia.

Amanhã e sábado haverá missas no santuário às 10, 12 e 15 horas e no domingo às 8, 10, 12, 14 e 16 horas. A direção do santuário reforça seu alerta de que devido à pandemia, seguirá as normas e protocolos oficiais, respeitando a capacidade máxima de mil pessoas em cada celebração na basílica.

Os diversos espaços, existentes no complexo, como o casebre, capelas, oratórios, colinas, centro comercial, restaurante e hotel, estarão abertos à visitação. Outras homenagens à Santa Paulina são visualizadas em diversos outros pontos da cidade, como as montagens feitas nos dois trevos de entrada em Nova Trento, no distrito de Claraiba e no bairro Besenello.

Acompanhamento em Vigolo Vattaro

Vigolo Vattaro, o diminuto municipio (“comune”) de 1.888 habitantes localizado na provincia de Trento, no norte da Italia,  de onde partiu para o Brasil a pequena Amábile Wisentainer, então com 9 anos, acompanhada pelos pais, em 1875, também estará em festa  amanhã e sábado.

A programação inclui eventos religiosos e históricos nos dois dias, com missas, exibição de documentário e viagem pela cidade. Esse último evento, intitulado “Nos passos de Santa Paolina”,  vai relembrar lugares significativos na vida da religiosa, que pode ser acompanhado ao vivo, amanhã, a partir das 17 horas, pelo canal Trentini nel Mondo (bit.ly/TrentinoNelMondo) no YouTube.

As festividades também tiveram outro desdobramento. Michela Pacchielat, vice-prefeita de Altpiano della Vigolana, na provincia de Trento, respondeu dia 1º a e-mail enviado pelo prefeito Tiago Dalsasso, contendo vídeo sobre o evento.

Além e dizer que pretende conhecer Nova Trento e o prefeito em breve, Michela informou que o vídeo foi postado na página da prefeitura na Faceboob e no site da câmara municipal de Altopiano della Vigolana, municipio ao qual pertence a comunidade de Vigolo Vattaro.

Musico cria o “Hino ao Santuário”

Amanhã, dia 9, data em se comemoram os 15 anos de sagração do Santuário Santa Paulina e 79º aniversário de morte de Santa Paulina – o músico neotrentino João Francisco Cadorin, resolveu fazer uma homenagem, tornando público o “Hino de Santa Paulina”, para ser cantado com ou sem acompanhamento. O detalhe é que a letra é de autoria de sua irmã, a freira Gertrudes Cadorin, falecida no ano passado, que como integrante da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, trabalhou 15 anos no santuário, acolhendo visitantes.   João, com o “Hino ao Santuário Santa Paulina”, quer, através de “O Trentino”, fazer uma humilde homenagem à santa e à sua inesquecível irmã Gertrudes.

O hino:

Alegra-te Santuário Santa Paulina,

Para o peregrino és uma benção;

Tua especial missão é servir,

Por Jesus e Maria vives tua vocação.

Refrão: Santuário, Santuário/És templo do Senhor

Tu és lugar da experiência com nosso Deus,

E, também de evangelização;

Lugar de acolhida e silêncio,

Onde nasce o amor da Santa Celebração.

Lugar de perdão e paz, fé e esperança,

E tornar amado Nosso Senhor,

São muitos fiéis reunidos em Ti,

Vem te amar e adorar, Oh! Deus santo de amor!

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome