Home topo

Bicicleta

Ontem foi Dia Internacional de Ir para o Trabalho de Bike, evento mundial criado para promover o uso rotineiro da bicicleta e incentivar empresas e órgãos do governo a estimular funcionários e cidadãos a aderirem a esse meio de transporte. Conselho para prefeitos que mostram indiferença no assunto: utilizar a bicicleta para ir ao trabalho ajuda a diminuir o trânsito, pode ser rápido a depender da distância e melhora a saúde de quem pratica. Outra consequência: resulta em menos gente nos postos de saúde e hospitais.

Custo SC

É ilimitada a capacidade do poder público de inibir quem quer investir. Na Assembleia Legislativa foi providencialmente derrubado um veto na área do turismo rural. A absurda lei atual exige que quem instalar uma pequena hospedagem rural ou café colonial na sua propriedade, tem que dispor de múltiplos relógios contadores de energia, cada uma com todos aqueles penduricalhos, elevando o valor lá para cima e, não raro, inviabilizando o investimento, ainda quando intenção.

Grande diferença

Projeto na Câmara dos Deputados propõe um piso nacional para os enfermeiros de R$ 7.616, e de 70% desse valor para os técnicos de enfermagem, para jornada de seis horas diárias. A pergunta: quem pode pagar isso? Há dias este espaço se deparou com um processo seletivo de prefeitura propondo 20 horas por míseros R$ 1.056. e exigindo formação de nível superior.

A culpada

Como já foi referido aqui, uns espertos acham que a covid-19 é desculpa para se fugir de responsabilidades. Chegou no Tribunal de Justiça de SC uma demanda, que foi negada peremptoriamente, em que um escritório queria novo prazo para recolher custas alegando que ficou fechado porque seus titulares tinham suspeita de contágio.

Memória

Finalmente se faz justiça à memória da professora e socióloga Elisabete Nunes Anderle, falecida em 2008, aos 60 anos, deixando um grande legado para SC, em especial na cultura e educação.  A prefeitura de Blumenau deu seu nome a um moderno centro de educação infantil, inaugurado ontem com presença do governador e do ministro da Educação.

Vai demorar

Com 53 anos, Carlos Moisés ainda vai ter que esperar para tomar a primeira dose da vacina contra a covid-19. Dos 27 governadores de todo país, 10 já receberam a primeira.

Antro

Durante audiência pública na Câmara dos Deputados, anteontem, para discutir a PEC da reforma administrativa, o deputado Gilson Marques (Novo-SC) não se conteve. Chamou Brasília de “antro de servidores públicos”,  que “não produz nada, nem um prego, para o país, apesar de ter o dobro do PIB per capita de São Paulo”. Entre os ouvintes estava o ministro da Economia, Paulo Guedes. Ninguém o contestou. Antro, no mestre Aurélio, é o mesmo que “casa ou lugar de perdição e vícios”.

Dança inclusiva

O 11º Múltipla Dança – Festival Internacional de Dança Contemporânea, de 24 e 30 deste mês, ganha abrangência numa versão inteiramente on-line com todas as ações mediadas por tecnologias digitais. O evento envolve cinco países, oito Estados brasileiros, sete cidades catarinenses e 35 convidados. Nas intervenções digitais, dias 25 e 29, sempre às 13 horas, no Instagram, Deivid Velho representa Florianópolis, no dia 27, com o apoio do ator e também bailarino Paulo Soares. Com paralisia cerebral, Paulo é um exemplo extraordinário de superação, que já brilhou no Festival de Dança de Joinville, no Congresso Mundial de Artes IDEA, em Belém do Pará, e na apoteótica abertura oficial dos Jogos Náuticos das Olimpíadas de Londres, em 2012.

Circulação

SC, maio de 2021. Apesar da adoção de regras mais rígidas na circulação por conta do avanço da pandemia, as estradas e rodovias de SC registraram alta de 10,07% na circulação de veículos leves em abril no comparativo com março, conforme balanço da empresa Sem Parar, de meios automáticos de pagamento. O tráfego de veículos pesados nas rodovias brasileiras no mesmo mês cresceu 35,96% em relação ao mesmo mês de 2020. Nas estradas de SC foi de 50,91%.

Internado

Diabético e, portanto, com comorbidade,  o deputado federal Coronel Armando (PSL-SC), está internado em hospital de Joinville, com covid-19. Antes da confirmação do contágio, tomava preventivamente hidroxicloroquina e ivermectina que, pelo estado em que está, inspirando cuidados, nada ajudaram.

 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome