O Bosque das Raízes (ou “Bosco delle Radice”, como se chama um similar recentemente inaugurado em Altopiano dela Vigolana, onde fica Vigolo Vattaro, terra natal de Santa Paulina, em Trento, na Itália) começará a ganhar realismo a partir deste sábado, 31, no entorno da Estufa Cipriani (foto), no bairro Vigolo, em Nova Trento, em mais uma homenagem alusiva aos 150 anos da grande imigração italiana em Santa Catarina.
Às 13h30, descendentes das primeiras 20 famílias (algumas com o mesmo sobrenome) que partiram da Itália, dentre elas a de Amábile Wisentainer, então com 10 anos de idade, plantarão igual número de mudas de café, doadas pelo viveiro de Ricardo Cipriani, que fica nas proximidades. Junto a cada uma delas haverá uma placa de identificação.
Os descendentes convidados para o ato de plantio são das famílias Visintainer, Dallabrida, Giacomelli, Tamanini, Sottopietra, Furlani, Bianchini, Moratelli, Bortolameotti, Pianezzer e Bailoni. Seus antepassados, identificados nas placas, nasceram em Vigolo Vattaro e partiram para o Brasil, com Amabile Visintainer, no dia 25 de setembro de 1875.
Em setembro, a Estufa Cipriani vai promover mais uma plantação de mudas de café, da variedade “coffea arábica”, mas com a participação, via descendentes, de todas as famílias de seus descendentes que moram em Nova Trento.