Brasília

Poucos antes de morrer, em 2012, o arquiteto Oscar Niemeyer foi perguntado e deu sua opinião sobre Brasília, que desenhou em sua prancheta: “Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá foi como criar um lindo vaso de flores para vocês usarem como pinico. Hoje eu vejo, tristemente, que Brasília nunca deveria ter sido projetada em forma de avião, mas sim de camburão”.

Foto: Brasília – Distrito Federal | Crédito: Bruno Pinheiro (Setur DF)


 

Integridade e governança

Se for para funcionar, de fato, com liberdade, transparência e responsabilidade total, que seja bem vinda a Secretaria Executiva de Integridade e Governança, pasta que será responsável pelo controle interno, governança e combate à corrupção na nova estrutura do governo estadual. Um indicativo de que pode dar certo é seu comando técnico e não político. Terá à frente Naiara Augusto, graduada em Direito e especialista em Direitos Penal e Processual Penal, com qualificação em combate à corrupção e à lavagem de dinheiro, governança corporativa, gestão de projetos e de processos, técnicas de negociação, investigação forense científica e sistemas de gestão antissuborno. Preparadíssima. Boa sorte. O contribuinte agradece qualquer ação que impeça o constante assalto a seu bolso.

Folga

E muito provável que nenhum dos prefeitos de SC que, por decreto, decidiram que ontem seria ponto facultativo, consultaram os munícipes,  que tanto precisam de seus serviços e que não estiveram disponíveis. Essas folgas são um insulto ao contribuinte.

Cassar ou não?

Seria interessante uma enquete, preferencialmente ouvindo pessoas das mais diferentes regiões de SC, se elas apoiariam ou não a revogação do título de cidadão catarinense dado ao ex-presidente Lula. Os resultados podem ser os previsíveis, mas ajudaria a saber o quanto anda a percepção em relação à roubalheira de agentes públicos do perfil do presidiário de Curitiba.

Nó na garganta

Desde quinta-feira o trânsito flui quase normal na Via Expressa, entre as pontes e a BR 101, em Florianópolis. Por ela passam cerca de 150 mil veículos por dia e nos últimos 20 anos, pelo menos, as imensas filas eram seu normal. Foram 20 anos de sofrimento, prejuízos imensos e saúde abalada para muitos. E em seis meses se conseguiu uma solução rápida, fácil e até barata, com mais uma pista de cada lado. Quem agora trafega pelos seis quilômetros em quatro minutos não deixa de sentir um ressentimento acumulado, quando não ódio, dos políticos e gestores públicos por terem demorado tanto em dar uma solução para o problema.

Não

As empresas de transporte de passageiros de SC bem que tentaram convencer o governo estadual, com planilhas de cá e de lá, de que mereciam ser contempladas com um aumento entre 10% e 22,89% nas tarifas. Levaram 6,6%. Muito mais que a inflação acumulada. Os novos valores valem a partir de amanhã. 

Cupom solidário

Mais de 2 milhões de bobinas de papel utilizadas nos caixas de supermercados catarinenses nos últimos três anos levaram a marca do Instituto Guga Kuerten. A iniciativa Cupom Campeão, da Regispel, empresa que comercializa esses produtos para supermercadistas do Estado, reverte parte da renda obtida para a organização. Ao todo mais de R$ 25 mil já foram entregues ao IGK contribuindo para a manutenção das ações sociais que envolvem crianças, adolescentes e pessoas com deficiência. A meta da empresa que participará da Exposuper, em Joinville, é aproveitar a oportunidade para ampliar a rede de parceiros do projeto.

Vitória

O presidente do Tribunal de Contas, Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, festeja “conquistas” nos primeiros meses de sua gestão. Entre elas o acordo de cooperação técnica com o Governo do Estado para abrir a caixa preta de dados fiscais da Secretaria da Fazenda. Se nem o TCE tinha acesso a eles, para que TCE?

Proibido

Pela lei estadual 17.738, sancionada quarta-feira pelo governador Carlos Moisés, de agora em diante está proibido o ingresso de representantes de agências de modelos nos ambientes das escolas públicas estaduais visando o recrutamento ou cadastramento de possíveis futuros clientes de seus serviços.

Pesquisa

Pesquisadores da Epagri em Chapecó identificaram pela primeira vez no Brasil um fungo capaz de matar videiras e oliveiras. Com mais estudos, acreditam que podem evitar perdas milionárias nas duas culturas, ambas cada vez mais importantes na cadeia produtiva de SC. Quanto à oliveira, já há 70 hectares cultivados que neste ano produziram mais de mil litros de azeite extra virgem.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome