O busto do primeiro prefeito de Nova Trento, o Coronel Henrique Carlos Boiteux, localizado no centro da Praça Getúlio Vargas, acaba de ganhar uma restauração. O responsável pelo serviço foi o pintor João Cadorin, que se dedicou à obra durante dois dias seguidos e em pleno sol, para eliminar qualquer risco de umidade ou ferrugem.

De forma voluntária, só recebendo os materiais necessários (tintas) da Secretaria de Turismo e Cultura, João encontrou a imagem de bronze completamente suja de tintas, resultado de seguidos atos de vandalismo, além de pó e excrementos de pássaros.

O pintor João Cadorin ao lado da obra restaurada. Foto: Divulgação

Sua primeira ação foi dar uma lixada minuciosa e completa para depois aplicar um fundo anticorrosivo, completando a restauração com tinta alumínio-prata de alta durabilidade. Conforme João, a tinta aplicada deve garantir a preservação do bronze por décadas.

Desde que se aposentou como pintor de paredes, João Cadorin ocupa parte do seu tempo em restauração de imagens, principalmente de capelas e até de pessoas da comunidade. No momento dedica-se na restauração de uma imagem de Nossa Senhora das Dores, da Paróquia São Virgílio. É muito conhecida dos neotrentinos por desfilar pelas ruas da cidade na Procissão do Encontro. Outra imagem, que a exemplo da de Nossa Senhora está na Paróquia há mais de 50 anos, também está recebendo reparos minuciosos de João, é a de Bom Jesus.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome