O presidente da Câmara de Vereadores, Gustavo Orsi, recebeu esta semana, do Executivo, resposta a um pedido de informação feito há um mês questionando a obra de nivelamento do imóvel destinado à construção da nova creche do distrito de Claraiba, que envolve uma grande movimentação de terra, estimada em 20 mil metros cúbicos, dos quais 16 mil reaproveitáveis no próprio imóvel, restando um excedente de aproximadamente 4 mil metros cúbicos.
Alega que o município tem uma escavadeira hidráulica e um reduzido número de caminhões basculantes, equipamentos que teriam que ser empregados exclusivamente nessa finalidade, por semanas, o que geraria desfalque na manutenção diária de vias urbanas e estradas do interior, além de outras ações. Entendeu-se também que seria inviável a utilização de maquinário próprio.
Por isso, conforme a resposta, diante da inviabilidade técnica de áreas públicas aptas ao recebimento do material terroso proveniente da obra, optou-se por adotar medidas permitidas pela lei 3.052, de 23 de julho de 2026, “solução que representa vantagem econômica e operacional para a administração pública em comparação às demais opções disponíveis”.
A resposta do Executivo finaliza esclarecendo que o volume excedente de material terroso será destinado ao imóvel de matrícula 16.888, de propriedade de Itamar José Dalcastagne, e que a contratação da empresa que está realizando a atividade é de responsabilidade exclusiva do proprietário do imóvel, não representando qualquer custo para o município e que se trata de medida que satisfaz, em primazia, o interesse público.
Indicações (solicitando providências do Executivo) :
Do vereador Gustavo Orsi (MDB) – Para limpeza geral e ajardinamento no portal de entrada de Nova Trento, no distrito de Claraiba; para instalação de MERV/sonorizadores, nas proximidades da entrada da Rua Madre Paulina, no bairro Cascata; para limpeza, pintura e alteração na altura de banco do ponto de ônibus instalado próximo à entrada da Rua Madre Paulina, no bairro Cascata.
Do vereador Luiz Fernando Eccel Rachadel (MDB) – Para que sejam realizados serviços de limpeza, manutenção, recuperação da pintura e recapeamento asfáltico da Ponte Ângelo Cipriani; para realização de serviços de recuperação da calçada da Rua dos Imigrantes, em frente ao CEIC, com o devido nivelamento dos pavers danificados ou afundados; para realização de serviços de roçada, limpeza e manutenção em toda extensão da estrada geral do bairro São Roque.
Da vereadora Neide Maria Cipriani Motta (MDB) – para passagem de patrola, colocação de material adequado e recuperação do trecho danificado na subida do morro da Rua Deputado Aldo Schneider, via que liga os bairros Vigolo a Morro da Onça; para realização de serviços de patrolamento, colocação de material adequado e de qualidade, e recuperação dos diversos trechos danificados na estrada geral do Alto Alferes, na divisa entre Nova Trento e Brusque.
Do vereador Ronaldo Gorges (PSDB) – para instalação de iluminação pública em frente à residência de Vilmar Bunn, na localidade de Oito Casas; para instalação de iluminação pública em frente à residência de Júlio Gorges, na localidade de Oito Casas.





