Cânions 1

Projeto da deputada federal Geovânia de Sá (PSDB-SC) transforma Praia Grande, no extremo-sul catarinense, em “Capital Nacional dos Cânions”. O município é privilegiado: abriga os parques nacionais Aparados da Serra e Serra Geral, onde se localizam 11 cânions, entre eles o Itaimbezinho, o mais famoso da região e de relevância internacional, segundo o Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Foto: Divulgação


 

Cânions 2

Praia Grande e outros seis municípios formam o território que pretende se tornar o magnífico Geoparque Caminho dos Cânions do Sul, projeto apoiado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Ecos  

Trecho do discurso de posse do novo presidente do Tribunal de Contas do Estado, que ainda ecoa por aí e do qual se esperam consequências de fato: “Não é mais possível alguns setores da administração tributária do Estado negar acesso às informações necessárias para o exercício de nossa competência constitucional sobre matéria com base em uma interpretação, a meu ver, equivocada de sigilo fiscal”. O petardo foi em direção à Secretaria da Fazenda, que tem se negado a listar quem é beneficiado, pelo Estado, com mais de R$ 5,3 bilhões de incentivos fiscais. Por serem amigos do rei?

Decepção

Se Jorge Bornhausen torceu calado para o desfecho da eleição para a presidência do Senado, seu irmão, Paulo, foi às redes sociais  lamentar o telefonema de Jair Bolsonaro para Renan Calheiros. Escreveu: “Cumprimentar um criminoso, que foi líder da campanha do Haddad, do PT, pela vitória no MDB para ser candidato ao Senado, é uma bofetada nos seus 46 milhões de eleitores que gritaram meses a fio ‘Fora Renan’”.

Celesc

A Celesc deu todas as explicações possíveis sobre o sinistroso salto no valor das faturas de energia de janeiro, mas pouco convenceu. Na Assembleia Legislativa deve ser aprovado, facilmente, requerimento do MDB convocando a direção da estatal para dar mais esclarecimentos aos deputados. Enquanto isso, a imagem da empresa queima como um fusível.

Decote

Quem conviveu e conheceu a deputada estadual Paulinha (PDT) na campanha eleitoral diz que ela sempre foi assim mesmo, dando-se o direito de mostrar seus dotes (e poderes) anatômicos, de forma natural para uma bela como é, sem jamais ser vulgar. E dizem que assim ela se comportará (e mostrará) em todo seu mandato.

Falastrões

Que isenção terão os ministros Marco Aurélio Melo e Celso de Melo, do Supremo Tribunal Federal, que já anteciparam seu voto em eventual pedido de inconstitucionalidade do pacote contra o crime proposto pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro? Só pode ser despeito, arrogância. O melhor que fariam seria ficarem calados e se manifestar nos autos. Ajudariam muito.

Estrela

Queiram ou não o ministro da Justiça, Sérgio Moro, é a maior estrela do governo central, hoje. Nenhuma delegação estadual, inclusive a de SC, com todos os membros do Colegiado Superior de Segurança Pública, fez questão de posar com ele depois do encontro, em Brasilia, segunda-feira, em que foi apresentado o aguardado projeto de lei anticrime. Selfies devidamente exibidas nas redes sociais.

Patrimônio cultural

Para valorizar o patrimônio cultural da região Sul, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lança hoje em Porto Alegre a campanha Patrimônio Cultural do Sul: Turismo Cultural como ativo para o desenvolvimento das cidades históricas. De SC fazem parte a Procissão do Senhor dos Passos,  a Coleção Arqueológica João Alfredo Rohr e a Ilha do Campeche (sítio arqueológico e paisagístico), todos em Florianópolis.

Medieval

O TJ-SC confirmou júri popular para julgamento de um homem acusado de tentar matar sua companheira a golpes de facão, pelo simples fato dela ter se negado a cozinhar para ele. Parece que vivemos tempos medievais.

OAB

A OAB nacional, naturalmente com o respaldo das seccionais estaduais, é contra a prisão após segunda instância. Perguntar não ofende: a entidade quer proteger o quinhão de advogados de notórios criminosos de colarinho branco, donos de fortunas conseguidas via roubo, tentando se livrar da cadeia?

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome