Carnaval

A cidade de São Paulo passou o Rio de Janeiro para trás como destino mais procurado por turistas no carnaval, conforme levantamento feito pela Decolar, e só levando em conta vendas com 80 dias de antecedência e em sua plataforma. Isso faz catarinenses saudosistas lembrar que nos anos 1970 e parte dos anos 1980 Florianópolis tinha o que se dizia ser “o melhor Carnaval do sul” e “um dos melhores do Brasil”. Tinha.

Foto: Divulgação

Vem barulho

Já foi sinalizado para o governador Carlos Moisés o que seria um dos primeiros e fortes protestos contra seu governo. Como ele será dependerá da assembleia geral, dia 30, em Florianópolis, da Associação de Praças do Estado (Aprasc). Policiais e bombeiros militares estão mais que impacientes com a demora do governo quanto à possibilidade de repor, nos salários das categorias, as perdas pela inflação nos últimos anos.

Formato digital

Muito ligado em tecnologias, o deputado federal Gilson Marques (Novo-SC) quer que elas facilitem a vida do cidadão. É autor de projeto de lei que muda o Código de Trânsito Brasileiro para estabelecer que a expedição do Certificado de Licenciamento Anual do veículo possa ser feita também em formato digital, conforme escolha do proprietário. Atualmente é emitido apenas em papel. A proposta está em análise na Câmara dos Deputados. Outra vantagem: permite ainda que, nos casos em que o agente de trânsito não puder confiar no documento apresentado, a tecnologia oferece a possibilidade de consulta às bases de dados a partir do próprio dispositivo do agente.

BC autônomo

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já conversou com o deputado federal Celso Maldaner (MDB) sobre o assunto: quer que os projetos de lei que tratam da autonomia do Banco Central, que tem o congressista catarinense como relator, seja aprovado no primeiro semestre deste ano. Está entre as prioridades de Maia na pauta de votação para 2020.

Ignorância

Quem passava por uma rua central de Florianópolis dia desses podia ver uma pilha de livros, de todos os tamanhos e assuntos, junto a uma parede de um imóvel de luxo. Alguém foi perguntar ao porteiro se podia pegá-los (logo foram todos levados) e a quem pertenciam. Foram informados que os netos de uma importante autoridade estadual, já falecida, resolveram fazer uma “faxina total” no imóvel que herdaram. E a tarefa incluiu a biblioteca. Perguntar não ofende: não poderia ter feito uma doação para alguma entidade da área? Quanta ignorância!

A China e nós

A mídia mundial destaca informação da China, cujo governo espera concluir em duas semanas um hospital com no mínimo mil leitos para pacientes infectados com o novo rotavírus. E nós, brasileiros, não raro vemos um buraco na rua, causando transtornos de todo tipo, e que ali fica por meses e até anos. Precisamos da eficiência chinesa.

Viagem por aplicativo

Empresas ditas convencionais, que operam em rodoviárias, começam a oferecer serviços por meio de aplicativos – viagens mais baratas, com direito a suco, água e refrigerante, da mesma forma que empresas como a 4Bus e a Buser. Tudo contrariando as próprias ações judiciais propostas há poucos meses, derrubadas pelo Supremo Tribunal Federal. Em Florianópolis, a Santo Anjo já parte do terminal Cidade de Florianópolis em trecho rumo a Porto Alegre. Na capital gaúcha, a Unisul lançou o aplicativo Unebus, que opera da mesma forma. As atitudes também provam de que é possível oferecer serviços mais em conta aos clientes.

Atendimento

Agências bancárias estão dando um jeito de prestar mal o atendimento prioritário a idosos na medida em que destacam poucos caixas para eles.  E o que fazem muitos idosos? Nos guichês de senhas pegam duas, a sua, preferencial e a normal, para todos. Não raro a segunda opção chega primeiro.

Prisões

Como falta bom senso a alguns partidos políticos! Enquanto alguns Estados, como SC, se destacam como modelo na área penitenciária, onde praticamente todos os presos trabalham, a deputada federal Talíria Petrone (Psol-RJ) apresentou projeto que suspende decreto que possibilita ao governo realizar estudos para a participação da iniciativa privada na construção, modernização e gestão de presídios estaduais. Pode? Sua justificativa: a manutenção do sistema prisional é obrigação do Estado.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome