Nesta quinta-feira, 31, celebra-se em todo o Dia Mundial sem Tabaco, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) m 1987, para conscientizar a população sobre os efeitos nocivos do consumo de tabaco e promover a implementação de políticas públicas eficazes para reduzir o consumo.
Nova Trento conta com o Programa Nacional de Controle do Tabagismo, do Ministério da Saúde, que é realizado através de uma equipe multiprofissional. Os interessados em aderir podem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e realizar a inscrição.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 6 milhões de pessoas no mundo morrem anualmente por conta de doenças relacionadas diretamente ao consumo de tabaco. O mais grave é que cerca de 600 mil pessoas destas 6 milhões não são consumidoras diretas, mas estão em constante contato com a fumaça produzida pelo tabaco. Em função deste contato, a maior causa de morte é o câncer de pulmão e cerca de 80% destas mortes poderiam ser evitadas se não houvesse o consumo do tabaco.
—
Ainda segundo a OMS, 17,5 milhões de pessoas morrem todos os anos vítimas de doenças cardiovasculares
—
Entre elas estão os ataques cardíacos e os acidentes vasculares cerebrais (AVCs). Em meio aos fatores de risco comportamentais causadores das doenças cardiovasculares, o tabagismo é listado como um dos mais importantes.