Quem for ao Cemitério Municipal por estes dias, principalmente terça-feira, Dia de Finados, certamente ficará contente com as últimas obras feitas. Uma pode ser conferida à noite, que é a nova iluminação. As realizações decorreram principalmente de indicações feitas por vários vereadores e atendidas pelo Executivo.

Foto: Divulgação

A iluminação agora atinge todos os espaços do cemitério, o que, de certa forma, como tem alertado vários vereadores, pode inibir a presença de vândalos. Em breve, promete a Prefeitura, a parte mais nova também receberá iluminação.

Além disso, quatro câmeras que estavam sem funcionar, foram ativadas  e com um gravador, para que a zeladoria da Capela Mortuária tenha acesso às imagens. Para isso agora há conexão com internet naquele espaço do Cemitério Municipal.

Para o Dia de Finados, a Secretaria de Obras reforçou sua presença no local, com serviços de limpeza e manutenção, disponibilizando, inclusive, duas pequenas caçambas para receber entulho. A Prefeitura também vai disponibilizar, no Dia de Finados, dois banheiros químicos.

Celebrações religiosas

A Paróquia São Virgílio fez uma programação especial de missas para o Dia de Finados nos 16 cemitérios do município. Os horários das missas são os seguintes: 8 horas – Centro, Aguti, Baixo Pitanga, Morro da Onça, Vigolo e Indaiá; 10 horas – Conquista, Alto Pitanga, Baixo Salto e Claraiba; 14h30 – Ribeirão Veado; 15 horas – Valsugana, São Valentim e Alto Salto; 16 horas – Cemitério do Centro, Trombudo e Igreja Matriz.

Licenciamento, exigido por lei, está em andamento

Desde o sempre, o Cemitério Municipal nunca teve licença ambiental de funcionamento, o que passou a ser exigido por lei federal. Para tal, o de Nova Trento, está dando os encaminhamentos necessários e insistentemente cobrados pelo Ministério Público.  O consórcio intermunicipal CimCatarina está fazendo os procedimentos quanto ao licenciamento e um grupo de técnicos esteve em Nova Trento semana passada para adiantar mais providencias, as mesmas que depois de ser concretizadas no Cemitério Municipal do Centro da cidade, envolverá também outros 15 distribuídos por diferentes localidades do município.

Conforme o biólogo da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Marinho Tomasi, só depois de a Prefeitura obter o licenciamento do cemitério é que poderá fazer sua ampliação, em área contígua à atual, e se introduzir novas formas de sepultamento, como em gavetas, a que é mais recomendada pelas autoridades ambientais e sanitárias. A preocupação maior é que a atual capacidade do Cemitério Municipal está perto do esgotamento.

 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome