Começou em Nova Trento na segunda-feira, dia 1º, como foi no restante do Brasil, o censo demográfico do IBGE. As atividades iniciaram com apenas cinco dos 13 recenseadores inicialmente previstos. Uma nova chamada pública de candidatos aos oito cargos vagos foi feita, com prazo para inscrição que expirou anteontem. Assim que forem treinados e em plena atividade, o levantamento de dados de todas as famílias neotrentinas será mais agilizado, de forma que seja concluído no prazo previsto pelo governo, que o final do mês de outubro.

As primeiras impressões que os cinco recenseadores levaram a seus superiores é que nestes primeiros dias de visitas domiciliares em Nova Trento, tanto na área urbana como rural, a recepção das pessoas foi muito boa e boa parte delas sabe o que é o censo. Ademais, os recenseadores estão todos com uniformes especiais do IBGE e com crachás de identificação. Além disso foram preparados para responder às mais diferentes questões, inclusive quanto ao sigilo dos dados e que não se trata de “pesquisa eleitoral”, como alguns chegaram a falar.

Os recenseadores estão aplicando dois questionários diferentes. O mais simplificado tem 26 perguntas e pode ser respondido em cerca de cinco minutos. O outro é mais completo, com 77 questões, com tempo de preenchimento médio de 15 minutos.

Em Santa Catarina a estimativa é que os 6.761 recenseadores façam visitas a 2,4 milhões de domicílios nos 295 municípios catarinenses, colhendo informações de cerca de 7,4 milhões de habitantes.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome