Chimarrão

Árvore de onde se extrai o composto para chimarrão, consumido por milhares, especialmente catarinenses e gaúchos, seu corte poderá ser proibido, conforme projeto pronto para votação em plenário na Câmara dos Deputados. O objetivo é evitar que matrizes produtoras de sementes continuem sendo eliminadas pelo avanço das lavouras e pelo extrativismo predatório.

A favor

Tudo parece estar favorecendo a reeleição do governador Carlos Moisés. E tudo assunto e motivo para explorar ao máximo na campanha, sem culpas. Não podia ser melhor a análise de suas contas de 2021, pelo TCE, sem nenhuma ressalva, o que nunca aconteceu antes. A propósito, Carlos Moisés foi convidado para assistir a sessão, outro fato inédito. Pareceu uma sessão histórica, já que compareceram também o secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli; o presidente de Tribunal de Justiça, desembargador João Henrique Blasi; e o procurador de Justiça Paulo Antônio Locatelli, representando o procurador-geral do Ministério Público de SC.

Equação

O secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, já tem em mãos uma saída para os possíveis impactos caso passe o projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados, que trata da redução do ICMS sobre energia elétrica, combustíveis, comunicação e transporte, seja aprovado. A compensação se dará pela revisão da alíquota de outros produtos e da diminuição das renúncias fiscais. Estas, sempre tratadas como segredo de Estado, são de alguns bilhões anuais.

Histeria

Transmissões de jogos ou competições desportivas na televisão deverão ter a presença de intérprete da Linguagem Brasileira de Sinais, prevê o projeto apresentado pelo senador Jorge Kajuru (Podemos-GO). Nada a questionar. Mas que tal diminuir um pouco a histeria da quase totalidade dos narradores atuais? Uns achando que todos são surdos; outros que todos são idiotas, principalmente quanto a futebol.

Abandono….

SC tem cerca de 290 mil pessoas com deficiência, mas só 50 mil recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).  Para elas há 44 mil vagas de trabalho, mas só 24 mil preenchidas. Um dos problemas é a dificuldade de acesso ao INSS, pelo aplicativo “Meu INSS”, pelo telefone 135 e, em casos especiais, com atendimento presencial nas agências. O próprio órgão admite que as pessoas não conseguem fazer o agendamento e que talvez nem telefone tenham. Mais: o aplicativo é inacessível para pessoas com deficiência visual.

… e humilhação

Só na Superintendência de Florianópolis, há cerca de 33 mil requerimentos de BPC, dos quais 45% aguardando conclusão há menos de 50 dias, enquanto para 2% a espera já ultrapassa 150 dias. Para reduzir a fila, servidores estão ganhando uma gratificação para trabalhar após o horário do expediente. Hoje o INSS possui 56 agências em SC, das quais cinco fechadas.

Birra

Bolsonaro é um homem birrento. Porque criar polêmica desnecessária  – no caso, vetou integralmente – quanto a projeto de lei que mudava a designação do Dia do Índio, celebrado em 19 de abril, para Dia dos Povos Indígenas? O texto, apoiado pelas lideranças indígenas, havia sido aprovado de forma praticamente unânime, em maio, pela Câmara dos Deputados e pelo Senado.

LHS

O documentário “O dia da virada”, sobre a histórica vitória de Luiz Henrique da Silveira ao governo de SC 2002, lançado nesta semana, não foca seus primeiros e memoráveis dias como governador. Se fosse poderia estar lá a ira dele contra alguns colunistas da Capital por noticiar os aborrecimentos que causava no transito ao fazer uso de batedores nos seus deslocamentos pelas apertadas ruas. Seu staff também teve que conter sua ira por críticas pelo uso de helicóptero do Centro Administrativo do Governo até a residência oficial, numa distância de quatro quilômetros, que poderia ser percorrida de carro em menos de cinco minutos. Nos dois casos pareceu atender as estocadas, tanto que logo deixou de lado tais  excentricidades. Sim, LHS era um homem com muitas virtudes, mas também defeitos, entre eles o excesso de vaidade.

Diferenças

Partidos políticos não são todos iguais nas malandragens. Enquanto o União Brasil, que tem como pré-candidato a presidente da República o ilustríssimo desconhecido Luciano Bivar e R$ 970 milhões em seu caixa  para gastar do imoral Fundo Partidário, o partido Novo acaba de devolveu de R$ 87,7 milhões do mesmo fundo.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome