Após a confirmação de focos da doença em Tijucas e Biguaçu, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) reforça os trabalhos na região e pede a colaboração dos produtores rurais.

Todos os bovinos, suínos e equinos devem ser vacinados e a nota fiscal apresentada no escritório municipal da Cidasc.

A vacinação se torna obrigatória no meio rural de Tijucas, Canelinha, Biguaçu, São João Batista e Governador Celso Ramos. Os produtores rurais devem comprovar a vacinação apresentando a nota fiscal de compra na Cidasc.

Os médicos veterinários da Cidasc visitarão as propriedades rurais orientando os produtores sobre os riscos da doença e a importância da vacinação. Lembrando que a raiva é uma doença fatal que acomete os mamíferos, inclusive seres humanos.

Sintomas

A raiva é transmitida por animais domésticos, animais de produção e animais silvestres, ataca o sistema nervoso central, causando mudança de comportamento, paralisia e em alguns casos, agressividade.

O animal doente elimina o vírus da raiva pela saliva, por isso não devemos colocar a mão na boca de cavalos ou bovinos que estejam com dificuldade de locomoção e/ou salivação intensa. Usualmente, a doença é transmitida através da mordida do animal infectado, mas o simples contato entre saliva e feridas abertas, mucosas e arranhões também propaga o vírus.

Os morcegos hematófagos são os principais hospedeiros do vírus da raiva por via aérea na América do Sul; portanto os técnicos recomendam aos criadores que mantenham sempre distância de morcegos mesmo que estejam imóveis e aparentemente mortos. Em caso de acidente com um desses animais recomenda-se procurar um hospital ou posto de saúde mais próximo, relatar o ocorrido e exigir o tratamento adequado.

A Cidasc pede que se avise seu médico veterinário de algum local que possa abrigar morcegos hematófagos, como cavernas, grutas, ocos de árvore, túneis, bueiros,  passagem sob rodovias, cisternas e poços, e casas e construções abandonadas.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome