A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Trento alerta os criadores neotrentinos da ocorrência, em Tijucas, semana passada, de um foco de raiva em equinos. Por esse motivo, nas cidades próximas, como Governador Celso Ramos, Canelinha, Itapema, Porto Belo, Bombinhas, Camboriú, Balneário Camboriú, a vacinação tornou-se obrigatória.

A raiva é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida aos seres humanos e não tem cura. Caso algum animal em Nova Trento  apresente dificuldade em caminhar, salivação excessiva e paralisia, a orientação da Secretaria da Agricultura, através do Icasa, é que  o criador procure um médico veterinário para mais esclarecimentos, ou seu escritório local.

A vacinação, assim como a saúde do animal, é de responsabilidade do produtor, e anual. Para os animais que nunca foram vacinados, devem ser feitas duas doses com o intervalo de 30 dias cada uma. Outra orientação é para que o produtor guarde a nota fiscal da compra da vacina e registre a data da vacinação de seu rebanho. É uma forma de confirmar que o animal está protegido.

Mais informações e esclarecimentos na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, pelo telefone 3267-3279 / 3280.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome