A presença em Nova Trento, esta semana, de uma pequena missão italiana, coordenada pela vice-prefeita da cidade de Altopiano della Vigolara, Michela Pacchielat, na Provincia de Trento, serviu para que o Circolo Trentino adiantasse alguns encaminhamentos quanto à viagem de uma comitiva neotrentina à Itália, de 1º a 11 de julho.

Composta por 23 pessoas, incluindo integrantes dos grupos de dança Folk Nea Tridentum (foto), do Circolo, e I Pargoleti, que resgata e compõe músicas do dialeto trentino, a comitiva terá como base a cidade de Altopiano della Vigolana e, dali, visitará a região no seu entorno, de onde partiram, no século 19, centenas de imigrantes em direção ao Brasil, Santa Catarina e Nova Trento.

Além de tentar reativar os intercâmbios culturais que já existiram, outro objetivo é, em futuro próximo, organizar uma missão de negócios envolvendo empresários de diferentes ramos de atividade, para que conheçam empresas trentinas, visando parcerias, principalmente na área tecnológica.

Um dos principais contatos em Altopiano é a Irmã Ana Tomelin, que foi diretora geral do Santuário Santa Paulina, em Nova Trento, e agora comanda a representação das Irmazinhas da Imaculada Conceição na Itália, especialmente em Vigolo Vattaro, ex-município que agora é uma espécie de distrito de Altopiano. Foi na localidade que nasceu Amabile Visentainer, a Santa Paulina.

 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome