O Circolo Trentino de Nova Trento realizada amanhã, quarta-feira, 21 de novembro, uma aula-show de gastronomia a ser ministrada pelo chef italiano Luigi Montibeller, na cozinha industrial do Centro de Espiritualidade Imaculada Conceição (CEIC), das 17h às 22h. Devido à limitação de espaço e pouco tempo para organizar um evento maior com inscrições para a comunidade em geral, o mini-curso será destinado a um público selecionado composto por estudantes do curso de Turismo e Hospitalidade da E.E.B. Francisco Mazzola, neotrentinos que são acadêmicos de gastronomia e profissionais ligados ao setor de alimentação do município.

A vinda de Luigi ao Brasil está sendo custeada pela Associação Trentino nel Mondo e tem como principal objetivo atender a pedido de iniciativa dos Círculos Trentinos do Alto Vale catarinense. A região solicitou a vinda de uma maestro de coro do Trentino para profissionalizar os coros locais. A entidade italiana aceitou o pedido, mas como o senhor responsável em atender os coristas possui mais de 80 anos, Luigi embarcou junto ao Brasil para acompanhar o músico e já oferecer os conhecimentos que possui na área gastronômica.

Por esse motivo, e por já ter feito em Nova Trento um intensivo de culinária em 2011, o chef italiano fez questão de dar uma esticada na programação e também marcar presença em território neotrentino. Para tanto, atendeu convite do Circolo Trentino de Nova Trento para oferecer uma aula-show aos neotrentinos. A prefeitura municipal e a Associação Neotrentina do Turismo (Neotur) apoiam a realização do evento.

O Zelten, o famoso bolo trentino de Natal, será apresentado na aula-show. Foto: http://paneperituoidenti.it

O cardápio previamente selecionado inclui pratos típicos trentinos como as massas Canederli e Strangolapreti, além do Zelten, bolo típico do Natal. “Poderemos fazer alguns pequenos ajustes assim que Luigi chegar. Mas o foco será na gastronomia de raiz, com uso de ingredientes locais e harmonização com bebidas de produção local”, explica o chef neotrentino Aloisio Dalri, que colabora na gestão da parte técnica da aula.

Quem é Luigi?

Com quase 50 anos de experiência na culinária trentino-italiana, Luigi Montibeller coleciona uma série de cursos realizados na região do Trentino Alto Ádige e em toda a Itália. “Na Itália, se você quiser abrir um restaurante, é necessário passar pela Escola de Cozinha, na qual você adquire conhecimento em diversas áreas, como higiene, pronto-socorro, manipulação de alimentos, e não somente em gastronomia”, destaca Luigi, que gerenciava um restaurante na cidade de Roncegno Terme chamado Alle Pozze.

As empresas italianas da área de gastronomia e outros gêneros oferecem cursos para os chefes e cozinheiros, para que aprimorem cada vez mais suas habilidades na cozinha. Montibeller também lecionou para os profissionais do gênero do Trentino Alto Ádige em muitas dessas ocasiões.

Pela segunda vez

Luigi esteve pela primeira vez em Nova Trento em 2011. No dia 17 de março daquele ano, no Museu da Cultura Italiana, localizado na subida do Morro da Cruz, foram apresentados 16 pratos típicos trentino-italianos disponibilizados para degustação, como frutos da qualificação dada pele chef italiano a onze estabelecimentos ligados à Associação Neotrentina do Turismo (Neotur).
Os pratos apresentados como resultado do projeto realizado pela Prefeitura de Nova Trento, Neotur e Circolo Trentino marcaram o lançamento da Rota Gastronômica e Cultural Neotrentina. Luigi Montibeller conheceu cada estabelecimento neotrentino, estudando o perfil e sugerindo os pratos mais apropriados a cada negócio.

Em 2011, uma parceira entre prefeitura, Neotur e Circolo deu vida a um intensivo de gastronomia com Luigi. Foto: Vanessa Ruberti/O Trentino

 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome