Cobrança

Mesmo em campanha como candidata à prefeita de Lages, a deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC) não desgruda do Congresso Nacional. Em reunião virtual da Secretaria da Mulher da Câmara, cobrou a regulamentação da lei 13.896/19, que determina que os exames no caso de suspeita de câncer devem ser realizados em no máximo 30 dias. Ela é autora da proposta que deu origem à lei.

Lá e cá

Dos 70 deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, 42 estão numa lista do Ministério Público como suspeitos de ficarem com parte do salário dos seus funcionários, a famosa “rachadinha”. Aquele passarinho veio dizer que se o MP-SC fosse mesmo investigar, poderia encontrar algo parecido no Palácio Barriga-Verde, a sede do Parlamento catarinense. Ninguém denuncia porque é conveniente entre as partes. Mas é uma prática tão velha quanto a história do lobo mau.

Algo mais

Pelo que demonstram em suas manifestações, os três senadores de SC entenderam, no caso do colega que escondeu dinheiro na cueca (e que foi roubado do combate à covid), que o que está em julgamento não é apenas o senador Chico Rodrigues, mas, em especial, a moral do Senado, que está lá no rodapé em credibilidade.

Vacina ideológica

Espera-se que o governador Carlos Moisés se manifeste sobre a obrigatoriedade da vacina contra a covid-19 em SC. Questiona-se de pode ou não ser compulsória, mas é mais que necessária uma ampla campanha de conscientização sobre a imunização. Pergunta que não quer calar: quem vai se responsabilizar pelas mortes decorrentes daqueles que recusaram a vacina? Para alguém vai sobrar.

Indecisão

A primeira rodada das pesquisas Ibope nas eleições para as prefeituras das 26 capitais indicam que o número de indecisos, aqueles que declaram que não sabem em quem vão votar, chega a representar mais da metade dos eleitores em algumas cidades, indicativo de que a disputa deve ficar acirrada nas últimas semanas de campanha. O índice varia entre 23%, em Rio Branco, e 54%, em Porto Alegre. Na pesquisa espontânea, os indecisos em Florianópolis são 32%; na estimulada 10%.

Má intenção

Chama a atenção julgamento de anteontem do Tribunal de Justiça de SC: foi mantida a condenação (um ano, oito meses e 15 dias de reclusão em regime inicial aberto) a um homem por importunação sexual. Em pelo menos quatro ocasiões, enquanto observava, de dentro de sua casa, uma adolescente de 14 anos descer e subir no ônibus escolar, se masturbava. Ele recorreu da decisão em 1º instancia alegando não haver contato dele com o corpo da vítima. Considerou-se que no caso estão contidos no tipo penal tanto os atos em que, para a prática libidinosa, há o contato físico quanto aqueles em que isso não ocorre, a exemplo dos casos de contemplação lasciva.

Negacionismo 

Talvez inconscientemente, os jornalistas têm a mania de preferir entronizar o leitor em uma má notícia para depois, se for o caso, suavizar o fato com outra boa ou nem tanto. É o caso dos dados do Atlas da Violência no país, divulgado segunda-feira. Nossa mídia não   deu maior importância para SC ter, hoje, a segunda melhor taxa de homicídios do país e que em mais da metade das cidades catarinenses não foi  registrado nenhum homicídio neste ano.

Condicionante

O DEM diz que só expulsará o senador Chico Rodrigues se a história do dinheiro na cueca impactar a eleição municipal em várias cidades onde seus candidatos têm maior intenção de votos, como Gean Loureiro, em Florianópolis. Se sentir que o caso pode interferir negativamente nas pesquisas, será expulso. O Brasil dos decentes não gosta disso.

Urnas fardadas

Nas eleições municipais deste ano há um número recorde de candidatos policiais e militares concorrendo a prefeito, vice e vereador. São 7.258 postulantes. A maioria por partidos de direita ou centro-direita: 87% do total. O partido campeão nesse perfil é o PSL, que terá nas urnas 683 postulantes policiais ou militares. Depois aparece o Republicanos, com 457, seguido de perto pelo PSD, que lançou 455 pessoas a cargos.

Banho de sol

Porque o assunto foi e continua sendo a absurda libertação do chefão do PCC, passou despercebida outra decisão da nossa Suprema Corte: por unanimidade de votos, a sua 2ª Turma garantiu a todos os detentos do país o direito à saída da cela por no mínimo duas horas por dia para banho de sol.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome