A partir de janeiro de 2020, toda a rede municipal de ensino de Nova Trento – como a do resto de Santa Catarina e do Brasil – terá  que implantar a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), que foi elaborada depois de mais de dois anos de discussões, quando se definiu quais são os objetivos que os educadores (professores e coordenadores pedagógicos) devem levar em conta na hora de elaborar o currículo dos ensinos infantil, fundamental e médio.

Um primeiro encontro para começar o processo de implantação no município, desde a educação infantil até o 9º ano, envolvendo todo o ensino fundamental, foi realizado semana passada, no Salão Paroquial, conduzido pelo secretário da Educação em exercício, Moacir Facchini, reunindo todos os dirigentes municipais da área. Nessa primeira ação foi constituída uma comissão central que vai conduzir o processo, além de um grupo de estudos paralelo que vai acompanhar as diferentes etapas, auxiliando e subsidiando a comissão no que for necessário. Mais encontros estão agendados até dezembro próximo.

A BNCC tem como objetivos valorizar as habilidades mínimas que os alunos devem desenvolver durante seu percurso na escola. Diz o que deve ser ensinado aos jovens para que tenham uma formação adequada. Os objetivos valem para todas as escolas públicas do País. A ideia foi criar um padrão mínimo que todos os alunos devem ter., com valorização de conteúdos de matemática e português. Assim, espera-se melhorar a qualidade do ensino.

Isto não quer dizer que todas as escolas terão exatamente o mesmo currículo. A BNCC determina 60% do conteúdo a ser ensinado. O resto (40%), foram decididos regionalmente, de acordo com as características de cada Estado ou região.

Próximos passos

A proposta da BNCC para Santa Catarina foi entregue formalmente pela Secretaria de Estado da Educação ao Conselho Estadual de Educação nesta semana. O documento de 496 páginas reúne as novas diretrizes e especificidades do ensino para o Estado, após cinco anos da última atualização.

O currículo para o território catarinense engloba as dimensões de Educação no Campo, Ambiental, Indígena, Quilombola, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos. Nas novas diretrizes, todas essas dimensões são articuladas no percurso formativo, da educação infantil até as séries finais do Ensino Fundamental.

O Conselho Estadual de Educação agendou para o dia 17 de junho a audiência em que irá emitir o parecer e a resolução sobre o currículo base. Até lá, o documento será analisado pelos conselheiros. Quando revisadas e aprovadas, as diretrizes poderão ser implementadas pela Educação.

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