Uma campanha municipal de vacinação de cães contra a raiva. Envolverá dois pontos de atendimento: o primeiro, que funcionará quinta-feira, no salão da igreja São Paulo, do distrito de Aguti, das 8 às 12 horas. Outro será ativado no dia 15 de abril,  na garagem da Secretaria de Agricultura, no Centro (Rua Santo Inácio, 580), também das 8 às 12 horas.

As vacinas, gratuitas, somente serão aplicadas nos dois locais mediante apresentação da carteira de vacinação do animal. Caso não possuam, será entregue um certificado de vacinação pela médica veterinária responsável, Ana Luiza de Souza.

Foto: love.doghero

Para que a vacina seja eficaz e ter o efeito esperado, o animal deve estar em ótimas condições de saúde, livre de qualquer doença e sintoma, além de não estar em tratamento com antibiótico. As vacinas foram destinadas ao município de Nova Trento pela 18° Regional de Saúde de Florianópolis, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica.

A vacina visa combater a raiva, que pode ser contraída de três espécies de morcegos. Um deles tem como habitat forros de residências, e se alimenta basicamente de frutas. Outra ataca galinhas, e a terceira o gado, que pode até afetar o ser humano.

Os sintomas mais comuns nos animais são dificuldade em caminhar, salivação excessiva e paralisia e sangramento constante no lombo, tetas e pescoço.  A presença de morcegos nas propriedades pode ser observada quando o proprietário verificar lesões na pele dos animais em forma de meia lua, e muitas vezes com a presença de sangue.

A recomendação é que em caso de suspeita não se toque na boca do animal, não forçar a alimentação e não dar água. A providência imediata é chamar o veterinário da Secretaria Municipal Agricultura e Meio Ambiente pelo telefone 3267 – 3279.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome