Comedimento

Recomenda-se ao governo estadual uma certa discrição nos anunciados atos festivos de inauguração da recuperação, dia 30 de dezembro, da ponte Hercílio Luz. Tudo bem que o faça com atrativos artísticos, folclóricos e gastronômicos, mas sem discursos e pompas, por favor. O contribuinte honesto deste Estado nunca deglutirá que na eterna restauração daquele indiscutível patrimônio, foram saqueados do seu bolso algumas dezenas de milhões de reais, que enriqueceram uns tantos, conhecidos até. E por enquanto livres, leves e soltos.

Tucanismo

Deputada federal e presidente em exercício do PSDB-SC, Geovânia de Sá fechou com bom êxito intensas conversações, que terminaram na noite de anteontem, que tiveram como principal resultado o ingresso do ex-presidente da Assembleia Legislativa, Gelson Merísio, e do atual secretário de Turismo de São Paulo, o catarinense Vinícius Lummertz, nas fileiras tucanas. O governador paulista, João Dória, foi o padrinho.  A filiação de ambos deve acontecer nos próximos dias em SC, com direito a comemorações.

Verdade

É a pura expressão da realidade o que analistas políticos nacionais escrevem, ou seja, que nunca, jamais, nossos congressistas aprovarão o fim dos pequenos municípios, tirando do cargo 694 prefeitos, mais de 5 mil vereadores e milhares de aspones. Sobreviverem às custas do contribuinte pouco importa; o que vale e interessa mesmo é que tais “categorias” ajudam os políticos a se manter no cargo para que a farra continue e que a fatura vá para aquele bobo de sempre.

Burocracia

O governo estadual encaminhou à Assembleia Legislativa, com atraso, um pacote com cinco projetos de lei, com destaque para a restituição dos benefícios fiscais de ICMS que foram revogados por meio de decretos editados pelo Executivo no fim do ano passado.  O secretário da Fazenda, Paulo Eli, justificou o atraso, devido à necessidade de analisar complexa legislação que concedeu tais isenções ao longo dos anos. Legislação que ocupa mais de infindáveis 30 mil páginas!

Deu-se conta

Alguém certamente foi dizer ao “supremo” ministro Antônio Dias Toffoli que ele não é o dono do Supremo Tribunal Federal e muito menos dono do Brasil. Ter acesso ao cadastro sigiloso de 600 mil empresas e pessoas é de uma arbitrariedade inaceitável. Finalmente, resolveu cancelar seu temeroso ato.

Indicador futuro

A ocupação na rede hoteleira na região metropolitana de Florianópolis foi tão boa – com média de 90% dos quase 6 mil leitos no Centro da Ilha de SC, praias e estações termais próximas – que os empresários da área alimentam a certeza de que o Réveillon e o Carnaval tem tudo para ser diferente dos frustrantes e angustiantes desempenhos de anos recentes.

Mágoa

Atleta de importante cidade de SC, que para não receber represálias pede anonimato, relata que apesar do município que representou ter ficado entre os primeiros que mais ganharam medalhas nos recentes Jogos Abertos de SC, nenhuma autoridade teve a iniciativa de ligar para qualquer deles, incluindo laureados com ouro e prata, para saudá-los pela participação e conquistas. O mesmo fato ocorreu em outras cidades, lamentavelmente. Se fosse qualquer perna-de-pau que jogue futebol, provavelmente o tratamento seria outro.

Inclusão

Delegada Geral de Polícia em exercício e humanista de gema, Ester Fernanda Coelho recebeu a visita do professor da UFSC Deonísio Schmit, primeiro surdo doutor em linguística do Brasil, da vereadora em São José, Cristina de Sousa, e da intérprete Jéssica Cardoso. O trio recebeu a promessa de que muitos esforços estão sendo feitos para a realização de um curso de libras para delegados, escrivães e outros servidores que atuam em delegacias, para melhorar o atendimento à população com deficiências auditivas a partir de 2020.

Desânimo

Nem o mais otimista no futuro deste país consegue suportar o desalento ao saber que dos 204 políticos, agentes públicos e empresários presos pela Lava-Jato no Rio de Janeiro, 196 já estão em liberdade. Revoltante.

Enganação

Quando as grandes marcas de agroindústrias catarinenses, que agora são todas multinacionais, decidiram comercializar pizzas, estas tinham peso de 600 gramas. Agora se encontra, das mesmas marcas, de 500, 400, 380 e, nos últimos dias, até de 320 gramas. Um detalhe é revelador e enganador: a embalagem, mesmo com metade do conteúdo, é quase a mesma, em tamanho, de quando pesavam 600 gramas.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome