Em Altopiano fica Vigolo Vattaro; um de seus principais atrativos é a igreja paroquial  dedicada a San Giorgio, do século VII .

Uma pequena comitiva oficial de Altopiano della Vigolana, da província de Trento, na Itália, chega no próximo dia 9 a Nova Trento. É integrada por Michela Pacchielat, vice-prefeita, e pelos operadores de turismo Dario Caldana e Daniela Vecchiato. No mesmo dia de chegada, seu primeiro compromisso será uma recepção na Câmara dos Vereadores, às 19 horas.

No dia seguinte, 10, na companhia da secretária de Turismo de Nova Trento, Mariléia Cipriani Tomasoni, o grupo fará breve visita ao município de Rio dos Cedros, no Vale do Itajai,  retornando a Nova Trento no mesmo dia, para um jantar.

A agenda de compromissos mais intensa será no dia 11, começando por visita ao Santuário Santa Paulina, às 9 horas, com participação em celebração na basílica, às 10 horas. Na mesma manhã o grupo fará visitas ao Centro de Memória, História e Patrimônio, na Casa da Cidadania, às 11 horas,  e depois segue para o Morro da Cruz, para almoço.

A partir das 13h30, o grupo visitará a sede da Neotur, às 13h30; a Prefeitura, onde será recebido pelo prefeito Tiago Dalsasso e autoridades, às 14 horas; à  Casa Dei Nonni, com café, às 15 horas, e, às 19 horas, jantar no Circolo Trentino, com apresentações culturais.   A agenda do dia 12 está livre e o grupo pretende fazer várias outras visitas e contatos, incluindo um jantar. O retorno à Itália está previsto para o dia 13.

Pacto de amizade – A vinda da comitiva tem o objetivo de reforçar o pacto de amizade que Nova Trento e Altopiano formalizaram em 2017 e que por um tempo ficou sem ações devido à pandemia de covid-19. Outro objetivo é estimular o projeto nacional italiano “Turismo delle radici” (turismo das raízes, em tradução literal).

Apoiado intensamente pelo governo central italiano, o projeto estimula os milhares de descendentes de italianos espalhados pelo mundo a visitar, na Itália, os locais de onde partiram seus antepassados. Da mesma forma, o governo estimula seus patrícios a conhecer os locais, em todos os continentes, onde moram os que migraram.

Altopiano – Altopiano della Vigolana fica na região do Trentino Alto Ádige, na Provincia de Trento. Com 5.138 habitantes, 45 k2 de área e situado 725 metros acima do nível do mar, o município nasceu após um referendo popular de 7 de junho de 2015, autorizando a unificação, em apenas um, dos antigos municípios de Bosentino, Centa San Nicolò, Vattaro e Vigolo Vattaro. Foi neste último que nasceu Amábile Visentainer, a Santa Paulina, que emigrou com a família para o Brasil quando tinha nove anos.

Tais localidades se originam de antigos assentamentos humanos, localizados na estrada romana que liga Valsugana ao Vale do Adige. Por isso, na Idade Média, as aldeias sofreram várias vezes com a passagem de exércitos, pelo que Vigolo Vattaro sofreu o saque dos insurgentes trentinos.

 

 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome