Comportamento

O novo presidente e sua família deveriam prestar atenção no estilo Sergio Moro de trabalhar. Ele opera em silêncio, não faz promessas e só se manifesta com atos realizados. Nos primeiros cinco dias o primeiro escalão do governo federal – incluindo todos os Bolsonaro – bateu cabeça em declarações contraditórias. É tudo o que a imprensa, notoriamente engajada, precisa para fazer a festa.

Foto: Divulgação


 

Faltam quadros

O PSL catarinense, ao tomar a providencial decisão de manter na estrutura administrativa por pelo menos 90 dias algumas centenas de servidores comissionados do governo anterior, substituindo gradualmente ao longo do templo, sem pressa, reconhece que, por ora, não tem quadros. Melhor assim do que partir para o odioso leilão de cargos, onde, quase sempre, não se premia a competência.

Arapuca

Quem tem veículo movido a gás está concluindo, pelo menos em SC, que caiu em mais uma arapuca. O preço do combustível aumentou mais de 70% em algumas regiões de agosto de 2019 até agora.

Em ação

Menos de uma semana depois de sua primeira reunião, o Colegiado Superior de Segurança Pública de SC divulgou ontem o primeiro Boletim Semanal de Indicadores da Segurança Pública do Estado, com os principais índices de criminalidade – mortes violentas, roubos e furtos. A divulgação faz parte de uma política de transparência.

Prioridades (1)

O calendário deste ano do TJ-SC está afinado com a realidade, uma triste realidade, por sinal. Boa parte das ações envolve o combate à violência contra a mulher.

Prioridades (2)

A propósito, a 3ª Câmara Criminal realizou ontem sua primeira sessão do ano, com 18 processos em pauta. O primeiro envolveu uma apelação criminal em que um avô, condenado há mais de 20 anos de reclusão por abuso sexual da neta e de uma outra criança, com idades entre seis e sete anos, buscava absolvição ou minoração da reprimenda sob o argumento de que seria vítima de alienação parental praticada por sua nora. A condenação foi mantida.

Deus

Há muita gente que questiona o uso da figura de Deus pelo atual governo, principalmente pelo presidente Jair Bolsorano. Será que  invocando politicamente uma figura tão mítica e inalcançável, valida tudo?

De cima

Além de prometer cortar verba oficial, Jair Bolsonaro quer proibir o uso de mecanismo – com base em audiência, principalmente – que historicamente tem dado à Rede Globo a maior parte das verbas federais de publicidade. Se a coisa funcionar lá em cima, aqui em baixo também poderá ser possível. O governador Carlos Moisés já foi instado a pensar no assunto pelos concorrentes da NSC, sucessora da RBS no Estado, que leva boa parte do bolo.

Erva-mate

Boa notícia para os milhões de consumidores de erva-mate, base para o chimarrão e chá. Já está em vigor a Política Nacional da Erva-Mate. A nova lei (13.791/19), uma das primeiras sancionadas pelo presidente Jair Bolsonaro, incentiva sua produção sustentável, a elevação do padrão de qualidade e o seu desenvolvimento tecnológico agrícola e industrial. A planta, tão presente na cultura dos catarinenses, gaúchos e paranaenses, é fonte de renda para cerca de 180 mil famílias na região. Sua cadeia produtiva responde por 700 mil postos de trabalho e tem cerca de 700 empresas beneficiadoras.

Museu da Corrupção

De causar risada, pela ironia, projeto que começou a tramitar na  Câmara dos Deputados, que cria o Museu Nacional de Combate à Corrupção, localizado no município de Atibaia, em São Paulo. Local onde fica o tal sítio que o ex-presidente Lula diz que “nunca” foi seu. Pela projeto, do deputado Major Olimpio (PSL-SP), a sede do museu será constituída a partir do perdimento do local em favor da União.

Contrastes

É mais que certo que no Verão 2018-19 haverá mais praias poluídas em SC, porque se fez e faz pouco ou nada para prevenção. O contraste: SC é o Estado com o maior número de certificações do Programa Bandeira Azul: das 15 premiações a serem entregues nesta temporada no Brasil, por aqui serão condecoradas seis, além de duas marinas.  As praias são a Grande e Palmas, de Governador Celso Ramos; Lagoa do Peri, Florianópolis; Piçarras, Balneário Piçarras; Estaleiro e Estaleirinho, Balneário Camboriú. As marinas são do Iate Clube de SC, de Florianópolis; e Tedesco, de Balneário Camboriú.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome