Conectividade

Como 97% dos catarinenses tem internet no celular, há espaço para ampliar serviços públicos digitais, apurou em inédita pesquisa do BNDES. Esses elevados níveis de conectividade e de adaptação para o desempenho de atividades digitais entre a população catarinense representam oportunidades para a ampliação e o aperfeiçoamento de serviços online oferecidos pelo poder público. O banco quer ajudar Estados e municípios a identificar tais oportunidades na transformação digital de seus governos.

Hospitais militares

O deputado estadual Neodi Saretta (PT) protocolou pedido encaminhado ao Ministro da Defesa para que as unidades de saúde das Forças Armadas em SC sejam disponibilizadas para instalação de leitos de UTI e que os profissionais de saúde que nelas atuam sejam disponibilizados para atender a população. Espanta saber que isso não esteja acontecendo num momento em que 400  pessoas com covid-10 no Estado aguardam tais leitos, desesperadamente.

Identidade digital

Sob responsabilidade do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a  promessa de identidade digital para todos os brasileiros já é, de certa forma, uma realidade. E tem SC como laboratório. É o Embarque Seguro, projeto-piloto no Floripa Airport, que permite a validação dos dados do passageiro na Identificação Civil Nacional sem a necessidade de contato ou de apresentação de documentos durante o check-in e o embarque na aeronave. Pelo projeto, a identidade digital terá a segurança como principal característica, pois garantirá que ninguém tente se passar por outra pessoa na hora da identificação. Isso só será possível porque utilizará dados biométricos, que são únicos em cada indivíduo.

2022

Agora no PSDB, o ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Gelson Merísio, já se apresenta, com todas as garantias, pré-candidato ao governo pelos tucanos no ano que vem. E sob as bênçãos da cacique (no bom sentido) da sigla, a de deputada federal Geovânia de Sá.

Poder frágil

Leu-se, no final de semana, de analistas mais isentos – já que prosperam acintosamente os analistas-ativistas, especialmente de esquerda –  menções diretas e indiretas questionando a permanência de Bolsonaro na Presidência da República. Bolsonaro deve ter sido avisado. Coincidentemente, no final da tarde de domingo ele pareceu ter acusado o golpe dizendo a apoiadores: “Só Deus me tira daqui!”

Família dividida

Catarinense radicado em Curitiba, o conhecido chargista Dante Mendonça, irmão do deputado federal bolsonarista Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC), escreveu em rede social que não sabe se ainda poderia ser enquadrado na Lei de Segurança Nacional, porque agora se declara ex-chargista,  ao arriscar-se a dizer que “Bolsonaro, depois de subir a rampa do Palácio do Planalto sangrando pelo golpe de uma faca, vai descer a mesma rampa também sangrado. Sangrando com a economia, nas pesquisas de opinião pública e, principalmente, sangrando pela língua”.

Exagero

Virou mania obrigar anunciantes a publicar advertências no final de seus reclames, como no caso de bebidas alcoólicas, por exemplo. Mas começa o abuso dos estraga-prazeres. Um projeto de lei na Câmara dos Deputados prevê a inserção de advertências sobre a igualdade de direitos e deveres entre homens e mulheres nas propagandas relacionadas a produtos para afazeres domésticos. Como isso poderia ser feito ainda não se sabe, mas o deputado federal Gilson Marques (Novo-SC) alerta.  Diz ser uma afronta ao livre mercado, à livre iniciativa, à voluntariedade e à liberdade delas de fazerem propaganda. Teme um efeito adverso: a não contratação de mulheres para fazer propaganda.

Teletrabalho

Nem mais importa quando a pandemia terminar. Na Universidade do Estado (Udesc) o regime de teletrabalho funcionou muito bem até agora, provocado pela doença, que a instituição vai regulamentá-lo. Uma comissão interdisciplinar estudará como fazer isso. Uma enquete sobre trabalho remoto junto aos servidores mostrou benefícios, como  mais proximidade com a família, independência na execução das tarefas diárias, menos estresse com o trânsito, hábitos e alimentação mais saudáveis, flexibilidade de horários, maior produtividade e gestão do tempo e aumento da qualidade de vida. E desafios: adaptar a casa como posto de trabalho, adotar novas formas de comunicação com  gestores e colegas de trabalho, aprender o uso de novas tecnologias, sobrecarga de trabalho, necessidade de estabelecer rotinas de trabalho e de repouso e manter o equilíbrio da saúde física e emocional.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome