Conquista

Aflito pelo caso de uma moradora de sua cidade natal, Nova Trento, portadora de atrofia muscular espinhal (AME), salva por campanha que arrecadou R$ 11 milhões e permitiu a compra direta do laboratório nos Estados Unidos, em 2020 o deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC) pediu e conseguiu do Ministério da Saúde a redução do imposto de importação do Zelgensma, o remédio mais caro do mundo e o único para tratar da enfermidade. Esta semana, o governo decidiu incorporá-lo pelo SUS, ao custo de R$ 6 milhões por dose.

Felicidade

O governador Carlos Moises parecia um passarinho livre, de tanta e explicita felicidade na sessão solene de comemoração dos 67 anos de fundação do Tribunal de Contas do Estado, quarta-feira. O motivo: em todas as últimas seis décadas, pela primeira vez uma gestão estadual, a sua, teve, neste ano, suas contas aprovadas sem nenhuma ressalva.

Zanatta se queixa

Deputada federal eleita pelo PL de SC, Juliana Zanatta, fez queixa policial após receber ameaça, no Twitter. Diz que uma mulher a ameaçou dizendo que caso a encontrasse na rua, a agrediria com socos. A Polícia Civil de SC investiga o caso e a internauta já foi identificada. É de Criciúma, onde também mora a futura congressista.

Impunidade

Os defensores da redução da idade penal – dentre eles a quase totalidade da bancada catarinense no Congresso – devem voltar com carga total, com seus motivos. Um, recente: o menor de idade que matou quatro e feriu 12 numa escola de Pernambuco, semana passada, foi condenado a apenas três anos de internação, tempo máximo para adolescentes.

Marmita

A exemplo de Florianópolis, que já tem um restaurante para atender tal público, a população dos maiores municípios de SC certamente bateria palmas para seus prefeitos se fizessem algo assim. Nem precisa restaurante. Um centro de distribuição de marmitas para moradores de rua já atenderia o indescritível sofrimento dessa gente.

Agilidade

O tempo médio para a abertura de uma empresa em SC está cada vez mais curto. No final do segundo quadrimestre deste ano caiu para  um dia e 12 horas ante três dias e 18 horas no mesmo período de 2022.  Cinquenta e quatro horas a menos! Comparativamente ao primeiro quadrimestre deste ano, a queda foi de nove horas.  Os dados são do painel Mapa de Empresas, do Ministério da Economia.

Legalidade

Grande vitória do Ministério Público de SC: o Supremo Tribunal Federa acatou seu agravo em recurso extraordinário e restabeleceu a legalidade da apreensão de quase uma tonelada de maconha. O recurso questionou uma absurda decisão do Superior Tribunal de Justiça que havia invalidado as provas obtidas pela PM-SC e concedido liberdade ao réu, sob o fundamento de que o ingresso dos policiais no imóvel, sem mandado de busca e apreensão, seria irregular. No imóvel, em Joinville, foram apreendidos 902 quilos de maconha de propriedade de uma organização criminosa guardada pelo acusado e por um adolescente.

Apesar

Apesar da polarização, 93% dos brasileiros torcem para que Lula faça um bom governo, revelou ontem a pesquisa Genial/ Quaest; 41% acham que o presidente eleito está se saindo melhor do que o esperado nas preparações do novo governo. Naqueles 93% estão alguns milhões, que só tem um desejo: que o novo governo roube menos. 

Apesar

Mas a percepção de muitos é, sim, essa:  na mesma pesquisa 34% dos brasileiros acreditam que a roubalheira vai aumentar no terceiro governo Lula. E quase um terço (28%), acha que nada vai mudar em relação ao cenário atual de desvios. Socorro!

Jogos eletrônicos

Acaba de ser sancionada a lei estadual 18.393, que regulamenta os jogos eletrônicos no Estado. Fato que está sendo festejado. Estima-se que em SC hajam cerca de 80 mil jovens não só fanáticos por jogos, mas por tudo o que envolve conhecimento de tecnologia.

Saúde ambiental

A ex-senadora Ideli Salvatti (PT-SC) entregou para o grupo de transição de Lula a inovadora proposta de política pública para a gestão do meio ambiente chamada Sistema Único de Saúde Ambiental (SUSA) que, baseada no modelo do SUS, prevê a execução de ações integradas entre instâncias municipais, estaduais e federais.  Desenvolvido na UFSC por meses, foi apresentado ontem ao grupo técnico de meio ambiente, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome