Conversa

Dia 15 próximo, domingo, às 16 horas, na sede do Instituto Juarez Machado, em Joinville, o artista plástico Sérgio Canfield, que também é um renomado médico em Jaraguá do Sul, estará no centro de um bate-papo com as pessoas que lá comparecerem. Falará sobre produção de obras, métodos, técnicas e ferramentas do artista, com a participação do curador Edson Bush Machado.

Foto: Divulgação


 

Se…

Evidente que a quase totalidade dos 16 deputados federais e três senadores de SC não vai admitir publicamente o que alguns deles comentam em privado, ou seja, que se administração central da UFSC não agisse de forma visceralmente ideológica, como um partido político, eles, congressistas, ficariam bem mais sensibilizados diante das prementes demandas atuais da instituição, listadas em reunião no início desta semana.

Novos partidos

Esse é o mesmo o país da piada pronta. De um lado, no Congresso Nacional, se discute o aumento da já escandalosa cifra bilionária para o Fundo Eleitoral visando financiar as eleições de 2020. De outro, no Tribunal Superior Eleitoral, não param de entrar pedidos para formalização de novos partidos. Já há 35 registrados. Um dos mais recentes é o Partido Nacional Corinthiano. Entre o que esperam sua vez de botar a mão no butim estão o Partido dos Indígenas, dos Animais, Militar e até um tal de Partido Pirata do Brasil. Socorro!

Moro, aqui

A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert) vem recebendo muitos elogios com sua recente ação, chamada Momento Brasil, em que traz para SC personalidades de destaque nacional para debater temas voltados à política e economia. O próximo convidado, dia 30, no auditório do TJ-SC, é o ministro da Justiça, Sergio Moro.

Modernidade

O Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Revendedoras de Combustíveis de SC tem o direito de espernear, mas não há como não ceder aos novos tempos. Como impedir que, conforme proposta legislativa (e precisaria disso?) o próprio consumidor abasteça seu veículo, dispensando o frentista, como é na maioria do mundo civilizado? Ótimo seria se isso também baixassem os custos para quem abastece.

Ir e vir

Em rara manifestação do tipo, o Conselho Regional de Medicina de SC emitiu nota oficial, ontem, manifestando “irrestrito apoio”  aos estudantes de Medicina da UFSC que optaram por assistir às aulas, ainda que parte do corpo estudantil tenha decidido por uma paralisação desde o dia 10. “O respeito ao direito do outro é condição básica para a convivência pacífica em sociedade e o CRM-SC não compactua com qualquer manifestação de intolerância”, destaca.

Prática abusiva

As operadoras de telefonia não poderão enviar mais de uma mensagem de texto ou de voz por dia para lembrar o cliente que uma conta ainda não foi paga. É o que determina projeto de lei da Câmara dos Deputados aprovado esta semana pela Comissão de Ciência e Tecnologia. Seu relator foi o senador Dário Berger (MDB-SC), que deixou bem claro em seu relatório: o envio repetitivo de mensagens de cobrança é uma prática abusiva.

Licitação necessária

O Supremo Tribunal Federal julgou procedente recurso do Ministério Público de SC e declarou inconstitucionais três artigos de leis municipais de Joinville que autorizavam a prorrogação de concessões do transporte coletivo de passageiros sem a precedência de processo licitatório. Cá entre nós, se com licitação já há muita mutreta, dá para imaginar sem ela.

Trilho no samba

Seis anos depois, fez-se justiça. No instante em que a escola de samba iria começar o desfile, um trem, descumprindo acordo prévio, cruzou seu caminho, causando pânico e um atraso de 20 minutos.  O fato inusitado aconteceu em São Francisco do Sul, no carnaval de 2013. Assim, só metade da escola conseguiu desfilar porque a outra foi bloqueada pelo trem. E ficou em último lugar. Recorreu e vai receber  R$ 25.500, corrigidos, por danos materiais, e R$ 13 mil por danos morais.

Justa causa

Mesmo grávida, uma trabalhadora de Blumenau, caixa de loja de departamentos, não conseguiu reverter sua demissão por justa causa na Justiça do Trabalho. Perdeu o emprego após acumular seguidas faltas injustificadas e ser advertida por sair antes do final do expediente.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome