Home topo

Além do já conhecido Caminho Amabilíssimo, a pé ou bicicleta, de Camboriú até Nova Trento, passando por Tijucas e Canelinha, em um percurso de 64 quilômetros, está surgindo outro, o Caminho do Louvor, de 140 quilômetros, que inicia no Santuário Nossa Senhora da Lurdes (foto) em Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí, seguindo por Vidal Ramos e Leoberto Leal, até a chegada no Santuário Santa Paulina, em Nova Trento.

A mais recente novidade sobre o assunto vem da Assembleia Legislativa, com o início de tramitação de projeto de lei do deputado Milton Hobus, que institui oficialmente a rota. Para isso tem que ser aprovado pelo plenário e transformado em lei estadual, via sanção do governador Carlos Moisés.

O novo trajeto para peregrinos que vem a Nova Trento foi apresentado ao prefeito Tiago Dalsasso pelo secretário de Cultura e Turismo, Rodrigo Bonecher. Inspirado no nacionalmente reconhecido Caminho da Fé, o Caminho do Louvor foi desenvolvido para dar estrutura às pessoas que optarem por fazer a peregrinação do Santuário Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor, em Ituporanga, ao Santuário Santa Paulina, oferecendo pontos de apoio, infraestrutura e principalmente informações.

No percurso total de 140 quilômetros estão 70 envolvendo montanhas do Vale do Tio Tijucas e do Alto Vale do Itajaí, através de estradas vicinais, trilhas, bosques e comunidades rurais. Com belas paisagens e comunidades acolhedoras, foi pensado para proporcionar momentos de reflexão e fé, saúde física e psicológica e integração do homem com a natureza.

Em cada parada, seguindo as setas amarelas, o peregrino estará contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das pequenas cidades. É destinado aos peregrinos a pé ou de bicicleta, e é aberto a todos, independentemente de credo, religião ou motivação.

O peregrino é cadastrado na origem e portará ao longo do trajeto uma credencial de identificação, que lhe permitirá acesso aos pontos de apoio previamente mapeados. A validação desta credencial no destino final é o que habilita o peregrino a requerer o seu certificado de conclusão da peregrinação.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome