Custos, custos!

O presidente da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), Joares Ponticelli (PP), prefeito de Tubarão, está diante de um desafio de grandes proporções: atender o que enseja estudo do Tribunal de Contas do Estado para quem, conforme estudo recente, as despesas públicas poderiam ser substancialmente reduzidas se 105 municípios de SC com menos de 5 mil habitantes voltassem a ser distritos, ou deixar tudo como está. Sabe-se quem está pagando a conta. É aquele otário de sempre.

Foto: Miriam Zomer


 

Corte na CNI

Com a surpreendente prisão de Robson Braga de Andrade, e seu afastamento por 90 dias da presidência, a Confederação Nacional da Indústria considera o que está no seu estatuto, ou seja, seu substituto seria um dos vice-presidente. Uma assembleia, nesta quinta-feira, decidirá o assunto e a oposição pode chegar lá com o ex-presidente da Fiesc, Glauco Corte, que defende transparência na entidade. O outro candidato, afinado com a situação, é o goiano Paulo Afonso Ferreira.

Trabalho

Mesmo que, lamentavelmente, o exemplo não venha de cima – do Congresso Nacional – é bom saber que aqui em baixo, na base, começam a pipocar iniciativas de câmaras de vereadores, com a de Içara, no sul do Estado, que pretendem reduzir o recesso dos atuais 60 dias para 45, mais exatamente entre 15 de dezembro e 31 de janeiro do ano seguinte. E só.

Subsídios

Em 2017, o BMW Group vendeu cerca de 2.463.500 milhões de automóveis e 164 mil motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos em 2016 foi de aproximadamente 9,67 bilhões de euros em receitas. Isso não impediu o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) bater bumbo e assinar contrato de financiamento com a BMW no valor de R$ 240 milhões para instalação da unidade em Araquari, sem contar outros benefícios e ou isenções de órgãos públicos. Mesmo com faturamento global na casa dos bilhões de euros, a gigante montadora mundial não abre mão de benesses regionais onde se instala. Prioridade aos ´pequenos´?

Babilônia

O prefeito de Chapecó, Luciano Bulligon, foi expulso do PSB por declarar apoio a Jair Bolsonaro. Para lembrar: o presidente do PSB em SC é o ex-deputado federal Paulo Bornhausen, filho do cacique Jorge Konder Bornhausen, ambos de direita, total.

Moda

Depois de Laguna, agora é Criciúma, por lobby do deputado estadual Jessé Lopes (PSL), que faz ações para que a cidade receba um unidade do colégio militar da PM de SC. Já tem até oferta de lugar onde se instalar.

Inimigo íntimo

Partiu de dentro do próprio governo do Estado a informação de que que o Corpo de Bombeiros Militar havia autorizado a compra de uma espada, por R$ 14,9 mil, para dar de lembrança a um ex-comandante da corporação. Compra devidamente suspensa. Apura-se quem autorizou o absurdo. Nesses casos, porque não a popular “vaquinha” com o pessoal do andar de cima dando sua contribuição espontânea e não mandar a conta para o contribuinte?

Previdência

Levantamento da equipe econômica de Bolsonaro, com base nas finanças regionais, aponta que todos os Estados precisam de uma alíquota de contribuição previdenciária de 14% para seus servidores. Caso contrário, o sistema vai à falência em poucos meses. Tal contribuição já é praticada em SC e em 10 Estados mas, pelo que diz o governo, ainda está longe de resolver o problema fiscal. A origem é a gastança ilimitada, como sempre foi. Um dia a fatura chega.

Museu do futebol

Nosso futebol nunca esteve tão ruim, mas tem memória, pelo menos. Abrirá para visitação, de forma permanente, a partir de 1º de março, o Museu da História do Futebol, anexo ao Porto Belo Outlet Premium, em Porto Belo. Com duas mil peças originais, garante ter o maior acervo exposto das Américas.

Máscara

O entojado ator e diretor Wagner Moura, que acaba de lançar seu primeiro filme, sobre a vida de Carlos Marighella, tentou mudar a história dizendo que o guerrilheiro foi um comunista que lutou “por causas humanitárias” e não um terrorista, como se conhece na história. Foi desmascarado pelos críticos de cinema da Alemanha, não tão cabeça feita quanto os brasileiros que estiveram no Festival de Berlim, onde a fita foi exibida.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome