A Paróquia São Virgílio e todas as capelas de Nova Trento passaram a seguir novas determinações quanto a atos religiosos decorrentes das restrições impostas pela pandemia de covid-19. As medidas estão em decreto da Arquidiocese de Florianópolis, determinando que onde for permitida a celebração litúrgica dos sacramentos de forma presencial, sejam observadas as normas quanto à capacidade máxima de lotação das igrejas, que se mantenha distancia prudente entre uns dos outros, que haja álcool em gel, que se exija o uso de máscara e, onde for exigida, que se faça a aferição da temperatura corporal.
Quanto aos batismos, onde não houver restrições da autoridade pública municipal podem ser realizados até o máximo de três por vez e com a presença máxima de 10 pessoas na igreja por família, dada a dinâmica da celebração. A recomendação da arquidiocese é que a paróquia oportunize mais dias e horários para tal celebração, inclusive com a participação efetiva dos diáconos. Para as unções, deve ser usado algodão. A arquidiocese pede, com veemência, que não haja festa após a celebração, a fim de evitar aglomerações.
Quanto aos casamentos, a recomendação é que se trate com os noivos a conveniência da sua celebração pública, porém, se julgarem oportuno, é possível sua celebração, observando todas as determinações das autoridades de saúde pública, principalmente quanto à capacidade máxima permitida em cada igreja, e sem festa após a celebração.
Sobre a celebração da primeira comunhão, cada paróquia poderá adiá-la, após consulta aos pais. Caso contrário, que se considere o número de crianças limitado à capacidade máxima permitida na igreja (incluindo outras pessoas que participarão, como catequistas, equipe de celebração e familiares), em rito simplificado. O registro fotográfico deverá ser somente individual, e não por turmas ou grupos. A crisma também poderá ser celebrada, mas se os pais desejarem poderá ocorrer, seguindo as mesmas recomendações das demais celebrações.





