A Paróquia São Virgílio e todas as capelas de Nova Trento passaram a seguir novas determinações quanto a atos religiosos decorrentes das restrições impostas pela pandemia de covid-19. As medidas estão em decreto da Arquidiocese de Florianópolis, determinando que onde for permitida a celebração litúrgica dos sacramentos de forma presencial, sejam observadas as normas quanto à capacidade máxima de lotação das igrejas, que se mantenha distancia prudente entre uns dos outros, que haja álcool em gel, que se exija o uso de máscara e, onde for exigida, que se faça a aferição da temperatura corporal.

Quanto aos batismos, onde não houver restrições da autoridade pública municipal podem ser realizados até o máximo de três por vez  e com a presença máxima de 10 pessoas na igreja por família, dada a dinâmica da celebração. A recomendação da arquidiocese é que a paróquia oportunize mais dias e horários para tal celebração, inclusive com a participação efetiva dos diáconos. Para as unções, deve ser usado algodão. A arquidiocese pede, com veemência, que não haja festa após a celebração, a fim de evitar aglomerações.

Quanto aos casamentos, a recomendação é que se trate com os noivos a conveniência da sua celebração pública, porém, se julgarem oportuno, é possível sua celebração, observando todas as determinações das autoridades de saúde pública, principalmente quanto à capacidade máxima permitida em cada igreja, e sem festa após a celebração.

Sobre a celebração da primeira comunhão, cada paróquia poderá adiá-la, após consulta aos pais. Caso contrário, que se considere o número de crianças limitado à capacidade máxima permitida na igreja (incluindo outras pessoas que participarão, como catequistas, equipe de celebração e familiares), em rito simplificado. O registro fotográfico deverá ser somente individual, e não por turmas ou grupos. A crisma também poderá ser celebrada, mas se os pais desejarem poderá ocorrer, seguindo as mesmas recomendações das demais celebrações.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome